Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

“O negócio de entrega de encomendas na Europa é uma indústria multibilionária”

Por a 7 de Junho de 2018 as 12:00
Tim Potocnik, CEO da Eurosender

“O negócio de entrega de encomendas na Europa é uma indústria multibilionária que está a atravessar uma fase de digitalização muito intensiva”, diz em entrevista ao Hipersuper Tim Potocnik, CEO da Eurosender, para ilustrar o potencial de crescimento da empresa que cofundou com um amigo, em 2014, na Eslovénia, e que desde o ano seguinte tem atividade no mercado português.

A Eurosender é uma plataforma digital  que presta serviços de entrega de encomendas porta-a-porta em 30 mercados europeus. O site agrega os principais operadores de transporte e logística europeus e serve empresas e consumidores através de uma reserva prévia.

“Não somos simplesmente um site de comparação. Implementámos um sistema que automática e instantaneamente decide a melhor opção de envio para cada utilizador individual”, explica Tim Potocnik, acrescentando que, por ser um agregador, a Eurosender “recebe pedidos de milhares de clientes menores e pode negociar, por isso, melhores preços com as empresas de distribuição”.

Além disso, a empresa desenvolveu um algoritmo que analisa “a confiabilidade de um determinado parceiro de logística quanto a um determinado destino. Isso significa que o cliente obterá o melhor serviço pelo melhor preço”, garante.

Quatro mil clientes em Portugal

Tim Potocnik e Jan Stefe fundaram a Eurosender na Eslovénia em 2014. A expansão para a vizinha Croácia foi um processo natural e a chegada a Portugal, no ano seguinte, dá-se na tentativa de descobrir se a Eurosender “era realmente interessante para mercados fora daqueles que conhecíamos bem”, refere Tim Potocnik. E correu bem. “Comprámos uma passagem só de ida para Lisboa e, em apenas algumas semanas, geramos as primeiras vendas”, lembra o CEO da Eurosender.

A empresa tem cerca de quatro mil clientes em Portugal, entre empresas e particulares. “A Eurosender tem atualmente cerca de 30 mil clientes entre pequenas e médias empresas na Europa, cerca de 15% em Portugal”, revela Tim Potocnik.  Os principais clientes da empresa em Portugal são “estudantes, expatriados e empresas de pequena dimensão. Somos especialmente populares junto de empresas que têm volumes de remessas menores por mês. Este tipo de empresa tem problemas em fechar bons negócios com correios, já que não oferecem tanto interesse quanto uma empresa de grandes dimensões”, explica.

A Eurosender cresceu 40% no ano passado no mercado português, diz Tim Potocnik, sem revelar o volume de negócios. “Em comparação com outros mercados europeus, Portugal apresenta mais de 10% do volume total das atividades B2B e B2C”.

Para dinamizar o negócio em Portugal, a empresa está a apontar baterias para as empresas, em particular as que se estão a lançar na área do comércio online. “A Internet é a forma perfeita de expandir o negócio, mas o envio de produtos sempre foi uma maçada. Acredito que podemos ajudar as empresas a superar este obstáculo”, diz o CEO da Eurosender. “Somos também muito competitivos no segmento de paletes. Na Europa, somos uma das poucas empresas que oferece reserva automática de paletes apresentando o preço final”.

Com escritórios em Ljubljana (Eslovénia), Gdansk (Polónia), Berlim e Londres, a Eurosender tem atualmente 40 trabalhadores e pretende contratar outros tantos até ao final do ano. Em Ljubljana trabalham três portugueses que tratam das vendas e do suporte ao cliente no nosso País.

Em Portugal, a Eurosender garante envios em um dia útil, após reserva na plataforma. Caso o envio tenha como destino a Alemanha a partir de Portugal, por exemplo, a entrega pode demorar três dias úteis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *