ViniPortugal distingue 369 néctares portugueses
O Douro foi a região que recebeu mais medalhas Grande Ouro, recolhendo um total de sete, seguindo-se a região do Dão, com seis medalhas, e o Alentejo, com cinco

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
O Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, atribuiu 369 medalhas aos vinhos nacionais, distribuídos pelas regiões Porto e Douro, Alentejo, Vinhos Verdes, Tejo, Beira Atlântico e Minho.
O júri atribuiu 36 medalhas na categoria Grande Ouro, 126 de Ouro e 207 de Prata. O Douro foi a região que recebeu mais medalhas Grande Ouro, recolhendo um total de sete, seguindo-se a região do Dão, com seis medalhas, e o Alentejo, com cinco.
O título de “Melhor do Ano” foi atribuído ao Touriga Nacional Tinto, da colheira de 2015 (DOP Douro), do produtor Quinta do Crasto. “O Melhor do Ano Licoroso” é o DR Porto 30 Anos (DOP Licoroso Porto), do produtor Agri-Roncão Vinícola. “O Melhor do Ano Varietal Tinto”, por sua vez, é o Touriga Nacional Tinto, da colheita de 2015 (DOP Douro) da Quinta do Crasto.
Na categoria “O Melhor do Ano Branco Especial” ganhou o Falcoaria Late Harvest, de 2014 (DOP do Tejo) da Casal Branco Sociedade de Vinhos. Na categoria “Melhor do Ano Varietal Branco” há dois premiados: o Alvarinho Deu La Deu Premium, de 2015 (DOP Vinhos Verdes) da Adega Cooperativa e Regional de Monção, e o Aveleda Reserva da Família Alvarinho, de 2016 (IGP Minho) da Aveleda.
Já o título de “Melhor do Ano Vinho Tinto” foi para o Passadouro Reserva Tinto, colheita 2015 (DOP Douro) do produtor Quinta do Passadouro Sociedade Agrícola. O “Melhor do Ano Vinho Branco” é o Private Selection Branco, de 2016, (IGP Alentejano) da Esporão Vendas & Marketing e, por último, o “Melhor do Ano Espumante” é o Flutt Branco Espumante, de 2015 (IGP Beira Atlântico) do produtor PositiveWine.
Mais de 160 jurados nacionais e internacionais avaliaram os 1307 vinhos, produzidos por 372 empresas.