Abertura de centros comerciais abranda na Europa
A inauguração de centros comerciais está em fase de abrandamento na Europa. Os centros comerciais inaugurados em 2017 correspondem a uma área de 3,8 milhões de metros quadrados, uma diminuição […]

Filipe Pacheco
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A inauguração de centros comerciais está em fase de abrandamento na Europa. Os centros comerciais inaugurados em 2017 correspondem a uma área de 3,8 milhões de metros quadrados, uma diminuição de 23% face ao ano de 2016, segundo dados da Cushman & Wakefield.
O estudo European Shopping Centre Development, desenvolvido pela consultora, estima a inauguração de perto de 6,6 milhões de metros quadrados em toda a Europa até ao final de 2019.
Em termos de inaugurações, a França registou o maior volume de aberturas, tendo sido inaugurados 326 mil metros quadrados em 2017. Este valor corresponde a um recuo de 28% face a 2016. O Reino Unido teve uma queda de 23%, enquanto a Alemanha recuou 82%.
No segundo semestre de 2017, a Turquia foi o país que registou o maior volume de centros comerciais em construção, cerca de 495 mil metros quadrados. A Rússia surge na segunda posição com 330 mil metros quadrados. A fechar o pódio surge a Polónia com 298 mil metros quadrados.
Quanto ao mercado português, o estudo da Cushman & Wakefield adianta que existe um volume de oferta de 312 metros quadrados por mil habitantes, um valor superior à média europeia.