Homepage Newsletter Ponto de Venda

Global Blue pioneira na adoção do sistema eTaxFree

Por a 16 de Abril de 2018 as 12:04

A medida do Governo para desmaterializar a devolução de IVA a turistas extra-comunitários avança a 1 de julho mas a Global Blue está  a apoiar os comerciantes seus parceiros na migração do sistema de reembolso do imposto para o digital.

O eTaxFree é um processo integralmente digital no qual os dados transacionais de cada compra são comunicados online e em tempo real à Autoridade Tributária, diretamente nos pontos de venda.

“É uma medida muito importante e que vai contribuir para a consolidação do crescimento do turismo de compras em Portugal. Contudo, implica uma adaptação gradual por parte dos comerciantes porque exige alterações significativas e de base, nomeadamente, ao nível dos seus sistemas de faturação”, sublinha Renato Leite, Managing Director da Global Blue.

A Global Blue “é o primeiro operador” de TaxFree a iniciar o processo de migração dos seus clientes para a nova plataforma. “Com este novo sistema, os turistas vão poder evitar as filas de espera no balcão da Autoridade Tributária no aeroporto e obter o reembolso do imposto de forma mais confortável e rápida no balcão da Global Blue”.

Turismo de compras vai ter plano estratégico

Considerado pela Organização Mundial do Turismo como o segmento com maior potencial de crescimento, o turismo de compras está a ganhar importância para a economia portuguesa. A prová-lo estão os dados do Turismo de Portugal que revelam que só 12% dos turistas que visitam o País são provenientes de países externos à União Europeia. Mas estes representam já 21% do total das receitas turísticas.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anunciou numa conferência realizada em março, em Lisboa, que o num prazo de seis meses vai ser desenhado um Plano Estratégico para o Turismo de Compras, a exemplo do que fez por exemplo a vizinha Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *