Ponto de Venda

O POS que regista transações, comunica com o cliente e opera em ambiente de “self-service”

Por a 28 de Fevereiro de 2018 as 11:02

3 perguntas a…
Pedro Coelho, gestor da Categoria de Computação Pessoal da HP

 

  1. A HP lançou o novo ElitePOS com a ambição de revolucionar a experiência de compra. Como?

O HP ElitePOS foi desenhado para se adaptar a diferentes cenários de retalho e restauração e torna-se uma solução única quando complementado por um ecossistema alargado de acessórios que partilham a mesma filosofia de design, durabilidade e segurança. Dada a sua conceção modular, com a incorporação, por exemplo, da impressora de talões na unidade principal, é um ponto de venda facilmente adaptável a diferentes modalidades de atendimento ao cliente.

 

  1. Quais?

Pode funcionar como um ponto de venda tradicional para o registo completo de qualquer transação de venda ou recolha de dados do cliente através do leitor integrado de cartões de banda magnética. Pode ainda operar num ambiente de self-service para o cliente, colocando o equipamento num espaço mínimo, sem a parte pouco estética das portas e cabos que se ligam a estes sistemas. O cliente pode consultar informação sobre produtos, personalizar a compra, construir a sua encomenda ou carrinho de compras e solicitar a respetiva fatura, entre outras opções. Pode ainda ser montado diretamente numa parede ou constar de um quiosque/stand (uma vez que todas as componentes principais residem apenas no ecrã) e funcionar como um sistema de sinalização digital, à disposição do cliente, com informação de produtos, mapa da loja, apoio à pesquisa de produtos ou atendimento por um assistente virtual.

 

  1. A segurança é uma das principais preocupações do novo sistema. Pode quantificar os ataques de “hackers” aos sistemas POS?

Qualquer PC ou POS pode constituir uma porta de entrada para a rede informática. Sendo o POS um equipamento que tanto pode armazenar informação crítica sobre transações de venda e sobre os próprios clientes, ou constituir um equipamento de acesso aos sistemas centrais onde reside essa informação, é fundamental que seja seguro. Dotamos os nossos POS com segurança que começa ao nível da proteção da BIOS e que, depois, pode ser complementada com soluções que atuam ao nível do sistema operativo e das aplicações. Esta segurança pode ser reforçada com tecnologia de autenticação dos utilizadores usando tanto as credenciais de acesso como dados biométricos (com o leitor opcional de impressões digitais) ou mesmo cartões de banda magnética.

Para perceber o impacto da falta de segurança nos postos de trabalho, nos últimos seis anos, registou-se um incremento de 200% nas quebras de segurança que resultaram de um PC que ficou exposto após ataque malicioso.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *