O POS que regista transações, comunica com o cliente e opera em ambiente de “self-service”
3 perguntas a…
Pedro Coelho, gestor da Categoria de Computação Pessoal da HP

Rita Gonçalves
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
3 perguntas a…
Pedro Coelho, gestor da Categoria de Computação Pessoal da HP
- A HP lançou o novo ElitePOS com a ambição de revolucionar a experiência de compra. Como?
O HP ElitePOS foi desenhado para se adaptar a diferentes cenários de retalho e restauração e torna-se uma solução única quando complementado por um ecossistema alargado de acessórios que partilham a mesma filosofia de design, durabilidade e segurança. Dada a sua conceção modular, com a incorporação, por exemplo, da impressora de talões na unidade principal, é um ponto de venda facilmente adaptável a diferentes modalidades de atendimento ao cliente.
- Quais?
Pode funcionar como um ponto de venda tradicional para o registo completo de qualquer transação de venda ou recolha de dados do cliente através do leitor integrado de cartões de banda magnética. Pode ainda operar num ambiente de self-service para o cliente, colocando o equipamento num espaço mínimo, sem a parte pouco estética das portas e cabos que se ligam a estes sistemas. O cliente pode consultar informação sobre produtos, personalizar a compra, construir a sua encomenda ou carrinho de compras e solicitar a respetiva fatura, entre outras opções. Pode ainda ser montado diretamente numa parede ou constar de um quiosque/stand (uma vez que todas as componentes principais residem apenas no ecrã) e funcionar como um sistema de sinalização digital, à disposição do cliente, com informação de produtos, mapa da loja, apoio à pesquisa de produtos ou atendimento por um assistente virtual.
- A segurança é uma das principais preocupações do novo sistema. Pode quantificar os ataques de “hackers” aos sistemas POS?
Qualquer PC ou POS pode constituir uma porta de entrada para a rede informática. Sendo o POS um equipamento que tanto pode armazenar informação crítica sobre transações de venda e sobre os próprios clientes, ou constituir um equipamento de acesso aos sistemas centrais onde reside essa informação, é fundamental que seja seguro. Dotamos os nossos POS com segurança que começa ao nível da proteção da BIOS e que, depois, pode ser complementada com soluções que atuam ao nível do sistema operativo e das aplicações. Esta segurança pode ser reforçada com tecnologia de autenticação dos utilizadores usando tanto as credenciais de acesso como dados biométricos (com o leitor opcional de impressões digitais) ou mesmo cartões de banda magnética.
Para perceber o impacto da falta de segurança nos postos de trabalho, nos últimos seis anos, registou-se um incremento de 200% nas quebras de segurança que resultaram de um PC que ficou exposto após ataque malicioso.