Distribuição Homepage Newsletter

Fnac aumenta em 3% as vendas na Península Ibérica

Por a 23 de Fevereiro de 2018 as 12:24

A Fnac Darty registou um “forte crescimento” no mercado português em 2017, revela um comunicado do grupo de origem francesa, que omite o valor da evolução e das vendas em Portugal mas anuncia o resultado na empresa na Península Ibérica, mercado onde as vendas cresceram 2,9%, impulsionadas pelo “crescimento a dois dígitos do canal online”. Em Espanha, por sua vez, a cadeia perdeu uma loja, registando uma evolução “estável”. O resultado operacional da Península subiu 1,7% para 23,6 milhões de euros.

O grupo inaugurou no último ano fiscal cinco lojas em Portugal, que representam um investimento de 7,5 milhões de euros, incluindo o primeiro espaço em regime de franchising.

A nível global, o grupo francês alcançou um volume de negócios pro-forma (tendo em conta a integração da Darty a partir de 1 de janeiro de 2016) de 7448 milhões de euros, uma subida de 0,5% numa base comparável (“like for like”), de acordo com o comunicado pela multinacional de tecnologia e cultura.

Mais 78 lojas em 2017

O grupo abriu 78 lojas, a nível mundial, fechando o ano de 2017 com uma rede de 728 espaços. As inaugurações “sob o modelo de franquias tiveram um importante papel nesta expansão”, frisa a cadeia. A retalhista abriu 58 lojas em regime de franchising no ano passado, alcançando as 208 lojas franchisadas. A médio prazo, o grupo pretende chegar às 400.

O canal online representa 17% do total de vendas do grupo. “O desenvolvimento do ‘marketplace’ acelerou, com um crescimento perto de 50% no volume de negócios gerado ao longo do ano”. As vendas “omnicanal” alcançaram os 47% das vendas pela internet, o que traduz um crescimento face aos 45% correspondentes à receita conseguida no ano de 2016.

As vendas “like-for-like” da Fnac Darty cresceram 0,5% em França, mercado onde surgiram ambas as retalhistas que agora se fundiram, e 0,2% nos mercados externos. “Com 20 milhões de visitas únicas acumuladas todos os meses, a Fanc Darty é o segundo maior player de ecommerce em França”, lê-se no comunicado.

A multinacional investiu um total de 113 milhões de euros em todo o mundo ao longo do último exercício fiscal (117 milhões em 2016).

Fusão com Darty

A fusão de sinergias com a Darty, insígnia de produtos para o lar adquirida em 2016 pela Fnac, estava em “65% completa no final do ano transato”.

Por força da conjugação de sinergias que deve ficar concluída no final de 2018, e da “estratégia operacional adotada”, o resultado operacional pro-forma do grupo subiu 33%, dos 203 milhões para os 270 milhões de euros.

“A Fnac Darty alcançou sólidos resultados em 2017. Num contexto em que os operadores de retalho enfrentam uma grande transformação, o nosso grupo demonstra a força do seu modelo omnicanal. Com o papel do plano estratégico Confiance+, a Fnac Darty torna-se mais ofensiva, oferecendo aos seus consumidores e parceiros a melhor proposta de valor”, declara Enrique Martinez, Chief Executive Officer (CEO) da Fnac Darty. “Confirmamos o objetivo de 130 milhões de euros em sinergias para o final de 2018 e uma margem operacional entre os 4,5% e os 5%”.

De salientar ainda que, em 2017, a multinacional vendeu o negócio no Brasil (Fnac Brazil) à Livraria Cultura e, em dezembro, anunciou a criação de uma aliança de compras com o Carrefour para negociar com os fornecedores de eletrónica e electrodomésticos no mercado francês.

*Notícia atualizada às 15h07 do dia 23 de fevereiro de 2018

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *