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Makro reorganiza marcas próprias com foco na produção nacional

Por a 19 de Fevereiro de 2018 as 13:56

A Makro declarou 2018 o “ano das marcas próprias”. A cadeia grossista do grupo alemão Metro acaba de reorganizar a sua oferta com o lançamento de novas marcas e um maior foco na produção nacional.

Os produtos de marca própria da cadeia do grupo alemão Metro organizam-se agora entre as três marcas principais “Chef” (alimentos e ingredientes para hotelaria e restauração), “Professional” (produtos não alimentares) e “Premium” (produtos de qualidade superior). O “packaging” das novas marcas destaca a palavra “Makro” no logótipo, ao contrário do que acontecia anteriormente, para aumentar o reconhecimento dos seus produtos entre os profissionais do canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafetarias).

Além disso, a Makro Portugal lançou a marca Sabores Lusitanos, desenhada em exclusivo para o mercado português “trazendo à cozinha e à mesa dos profissionais os mais antigos sabores do nosso País”, explica em comunicado a cadeia “cash and carry”.

Já as marcas Aro (posicionamento de preço de entrada) e Rioba (produtos prontos a servir ao consumidor final) mantêm-se nos lineares da insígnia, mas agora com um design mais atrativo.

O grupo Metro está desde 2017 a trabalhar na reformulação das suas marcas para os mais de 25 países onde atua. A empresa já tinha inclusivamente mostrado parte da nova oferta e imagem durante a exposição Metro Unboxed, realizada pelo grupo alemão no ano passado em Dusseldorf (cidade onde está sediado). Alguns dos produtos estavam já disponíveis nos lineares portugueses mas só agora os clientes portugueses da cadeia grossista encontram a totalidade da renovada oferta nas dez lojas Makro do País.

Mais de 70% dos artigos sob alçada das novas marcas são de origem portuguesa”, disse ao HIPERSUPER, por ocasião da Metro Unboxed, Philippe Palazzi, operating Partner da multinacional alemã para Portugal, França e Espanha.

“Vamos aumentar a oferta de produtos nacionais, sobretudo no que diz respeito a vegetais e frutas, que têm uma grande penetração junto dos clientes nacionais”, revelou, na mesma ocasião, Sívia Lopes, head of Marketing e Communications da Makro Portugal.

“As marcas próprias passam a contar com um maior número de referências produzidas em território nacional, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos doze meses pela equipa de compras, na procura de parceiros e fornecedores certificados nacionais”, lê-se, por sua vez, no comunicado.

Para dar a conhecer aos clientes as novas marcas, a Makro Portugal está a realizar ações de demonstração, até ao final do mês de janeiro, nas suas lojas, em apresentações protagonizadas pelos profissionais das Equipas de Competição Culinária ACPP (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal).

A nível interno, todas as lojas estão decoradas com referências visíveis às marcas próprias e os colaboradores estão preparados para “apoiar os clientes no seu processo de compra sugerindo as melhores opções para as necessidades do seu negócio”.

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