Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda Retail Big Show 2018

Retail’s Big Show 2018: Visa lança solução de RV para uma experiência de compra “imersiva e completa”

Por a 16 de Fevereiro de 2018 as 10:05

Ana Monteiro, em Nova Iorque (a convite da Tlantic)

São cada vez mais as multinacionais que assumem uma postura de startup para tentar trazer soluções disruptivas ao mercado e não perder a posição cimeira no meio da transformação tecnológica que se vive. A Visa é um destes casos. Na NRF Retail’s Big Show 2018, a maior feira de retalho do mundo, realizada em Nova Iorque no passado mês de janeiro, a gigante norte-americana do setor dos pagamentos marcou presença entre as demais startups e empresas com novas soluções para retalhistas que se fixaram ao longo do Innovation Lab, a área do certame dedicada à inovação.

No seu stand há um amontoado de curiosos que não resistiram a experimentar os óculos de realidade virtual da Visa e imergir numa completa experiência de compra.

“Pela primeira vez, o cliente pode escolher, comprar e pagar através de uma experiência imersiva de retalho, potenciada pela realidade virtual”, diz o representante da Visa aos que param no espaço.

Trata-se de uma loja em 3D na qual se pode visualizar os artigos, assim como as diferentes opções de cores e tamanhos, selecionar o que se pretende comprar e efetuar o pagamento através do sistema de Check Out da Visa associado à carteira digital da mesma empresa.

“Estamos a apresentar uma abordagem em três dimensões. A primeira é que o cliente tem uma visão de 360 graus da loja. A segunda é uma dimensão de ‘storytelling’ em que o cliente tem acesso a conteúdos através dos quais pode perceber mais da marca e dos produtos que está prestes a comprar. E, por último, o pagamento integrado, através de um apenas clique”.

Cada retalhista pode personalizar a experiência – a Visa mostrou na feira um exemplo de uma loja de vestuário em que se consegue ver e testar os produtos em manequins -, sendo que a tecnologia assenta nos óculos (“headset”) Cardboard, da Google.

“É um dispositivo de baixo custo por unidade – cerca de 10 dólares – e que cada marca pode personalizar”. O cliente tem que descarregar a aplicação associada à experiência no seu smartphone e agregá-lo ao “headset”.

Ao HIPERSUPER, o responsável da Visa explica que a aplicação para esta solução está disponível  desde “junho passado” mas ainda sem a funcionalidade de pagamento disponível.  No entanto, a multinacional norte-americana pretende “no decorrer do presente ano” disponibilizar a aplicação com o “check out” integrado. A Visa tem “vários retalhistas em pipeline” que pretendem adotar a solução, sendo que já “em março um grande retalhista irá começar a proporcionar a experiência completa”, explica sem concretizar.

A solução de realidade virtual “destina-se quer para a loja física quer para compras a partir de outros locais”, mas a Visa pretende “trazer a tecnologia para a loja e educar os consumidores, antes de a levarem para casa”.

Mais sobre a Retail’s Big Show 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *