Vendas em “supermercados grandes” crescem 6,7% em 2017
As vendas de Bens de Grande Consumo (BGC) aceleraram 9,1% em dezembro, beneficiando do período de Natal, segundo os mais recentes dados do “Scantrends” da consultora Nielsen. Neste período (4 a 31 de dezembro), as marcas de fabricante (10,1%) cresceram acima das marcas de distribuição (6,8%).
No total do ano, as vendas de BGC subiram 4,2%. Neste contexto de crescimento, que terminou com evoluções equivalentes pata produtos de marca e marcas dos distribuidores (4,3% versus 4,2%), os “supermercados grandes” revelaram-se o canal mais dinâmico, com um crescimento de 6,7% em relação ao período homólogo.
A Nielsen divide a sua análise em quatro categorias: alimentação, bebidas, higiene pessoal e higiene do lar. As vendas de produtos alimentares cresceram 8,6% em dezembro face ao período homólogo. Nesta categoria, as marcas de fabricante (9,9%) cresceram acima das marcas de distribuição (6,4%).
Nas bebidas, a categoria mais dinâmica em dezembro e no total do ano, as vendas subiram 12,1%. Marcas de fabricante (12,2%) cresceram “ligeiramente” acima das marcas próprias (11,4%).
As vendas de produtos de higiene do lar, por sua vez, aumentaram 7,1%. As marcas de fabricante (7,8%) cresceram acima das marcas de distribuição (5,7%).
Por último, os produtos de higiene pessoal que apresentam no Natal o maior crescimento do ano. (7,9%). As marcas de fabricante evoluíram 8,2% enquanto as marcas de distribuição cresceram 6,7% nesta categoria.
*Notícia alterada às 11h20 do dia 23 de janeiro de 2018 – correção de dado