Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Britânica Tesco perde lugar no Top 10 dos maiores retalhistas do mundo

Por a 16 de Janeiro de 2018 as 15:27

As receitas agregadas das 250 maiores empresas de retalho no globo atingiram os 4,4 biliões (1012) de dólares no ano fiscal de 2016 (correspondente ao exercício encerrado até junho de 2017), um crescimento de 4,1% face ao ano anterior, de acordo com o estudo “Global Powers of Retailing 2018: Transformative change, reinvigorated commerce”, da Deloitte. É o 21º ano consecutivo deste estudo que identifica os 250 maiores retalhistas do mundo e analisa o desempenho do setor.

“A liderar o ranking global continuam a Wal-Mart, Costco Wholesale, The Kroger, Schwarz Group e Walgreens Boots Alliance. As maiores alterações registam-se nas restantes posições do Top 10, devido a uma combinação de fatores que incluem crescimento orgânico, processos de aquisição e variações na taxa de câmbio”, lê-se no estudo.

Entre as principais alterações destacam-se a saída da distribuidora britânica Tesco do Top 10. A CVS Health entra para o lugar da Tesco, que deixa de estar entre os 10 maiores retalhistas do mundo. E a subida da norte-americana Amazon.com, do 10º. para o 6º. lugar, com receitas de perto de 100 mil milhões de dólares.

O top 10 representa 30,7% da receita total das 250 maiores retalhistas

“Pela primeira vez em quatro anos, os maiores retalhistas de moda e acessórios não lideram o crescimento das receitas, mas continuam a ser o setor mais rentável. Já os retalhistas alimentares continuam a ser as empresas de maior dimensão, com uma média de receitas de 21,7 mil milhões de dólares, e com maior representatividade no ranking (135 retalhistas representam mais de metade das 250 maiores empresas e dois terços das receitas agregadas)”, segundo o estudo.

Apesar de serem mais ativos na expansão fora do seu mercado doméstico, os retalhistas europeus voltam a perder presença no ranking. Têm 82 empresas no Top 250.

Os grupos que nasceram em Portugal, Jerónimo Martins e a Sonae, subiram oito lugares no ranking. A Jerónimo Martins ocupa a 56º. posição do ranking mundial e o grupo da Maia o 167º. lugar.

Quanto à posição das multinacionais com presença direta em Portugal, Lidl e Aldi mantiveram o 4º. e 8º. lugar mundial, respetivamente, cimentando a “posição como os maiores retalhistas sedeados fora dos EUA”.

No Top 50, o Grupo Metro, dono da Makro, surge em 16º lugar, a Auchan em 18º., a IKEA em 27º., o Intermarché em 33º., a Inditex em 38º. e a H&M em 42º. Abaixo dos 50+ surgem o Grupo Adeo, que detém as cadeias Leroy Merlin e AKI, na 54ª. posição, o El Corte Ingles na 71ª., a Decathlon na 86ª., o Grupo DIA na 98ª. e a FNAC no 117º. lugar.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *