Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Entrevista SIBS: “50% dos terminais da Rede Multibanco estão já aptos para pagamentos ‘contactless'”

Por a 10 de Janeiro de 2018 as 13:54

A SIBS, entidade gestora da rede Multibanco, lançou a 15 de novembro uma atualização da aplicação digital MB Way, a partir da qual os consumidores podem agora efetuar pagamentos em loja aproximando apenas o smartphone de um terminal de pagamento automático, desde que estes integrem a tecnologia NFC (Near Field Comminication).

Após o lançamento feito no Colombo, em Lisboa, e para o qual contou os “75% dos lojistas” daquele centro comercial que começaram a disponibilizar o novo serviço, a SIBS está a alargar a rede de comerciantes que aceitam os pagamentos NFC através da sua aplicação. O objetivo passa por chegar a “grandes cadeias e comerciantes”, para que os “cerca de meio milhão” de portugueses que utilizam neste momento a MB Way possam usufruir da nova modalidade de compra.

Lançada em 2014, a aplicação móvel que veio digitalizar o Multibanco junta assim mais uma funcionalidade às opções já oferecidas, entre as quais estão as transferências instantâneas, a geração de cartões virtuais (MB Net) e o levantamento de dinheiro sem cartão.

Maria Antónia Saldanha, diretora de Comunicação da SIBS, respondeu no final do último ano às questões endereçadas via email pelo HIPERSUPER sobre como funciona e quais as vantagens desta nova modalidade para consumidores e comerciantes. Fique a par:

Maria Antónia Saldanha, diretora de comunicação da SIBS

Maria Antónia Saldanha, diretora de Comunicação da SIBS

Que benefícios adicionais traz esta nova modalidade aos utilizadores da aplicação MB Way?

Tanto o pagamento com cartões “contactless” como o pagamento NFC através da MB Way são tecnologias muito cómodas, seguras e simples de usar. Com a tecnologia NFC, a aplicação dá mais um passo para trazermos, efetivamente, o Multibanco no telemóvel. Agora nem precisamos de levar a carteira ou o cartão porque este está dentro do telemóvel. Se formos jantar fora, ao cinema, ao supermercado ou até correr só precisamos de levar o telemóvel, a carteira é dispensável. É, neste momento, a solução mais cómoda e simples que existe.

O pagamento via NFC acelera processos de compra e oferece uma melhor experiência a utilizadores e comerciantes. Além disso, sendo um serviço MB Way, garante toda a segurança da Rede Multibanco.

Como funciona para o consumidor?

A nova funcionalidade está disponível para todos os utilizadores da MB Way que tenham equipamentos com sistema operativo “android” – presente em cerca de 70% dos equipamentos existentes –, que integrem tecnologia NFC e a última versão da app MB Way, disponível para atualização na respetiva “store”.

Para utilizar este novo meio de pagamento basta encostar o smartphone ao terminal de pagamento e colocar o seu PIN na aplicação para confirmar a operação. Um pagamento passa assim a demorar segundos.

Cada utilizador da aplicação tem a possibilidade de escolher se pretende fazer pagamentos NFC com o equipamento desbloqueado ou com PIN MB Way. Para pagamentos inferiores a 20 euros, é possível realizar o pagamento sem colocar o PIN MB Way. Esta forma de pagar é opcional. Na opção “contactless” que existe no menu “definições” da “app”, pode ativar e desativar esta opção “Pagar sem PIN MB Way para compras até 20 euros”.

E para os comerciantes? O que têm de adaptar em loja e na estrutura digital para permitir pagamentos NFC com a MB Way? Há algum custo?

Os comerciantes que já dispõem de terminais que aceitam cartões “contactless” estão aptos a realizar operações de compra com recurso à tecnologia NFC no MB Way, bastando apenas atualizar o software. Estes comerciantes não terão que investir, portanto, em novos equipamentos uma vez que a tecnologia é a mesma.

Para os comerciantes que ainda não dispõem de terminais com capacidade de operar via NFC podem adquiri-los pela via habitual, ou seja, por intermédio do seu banco de apoio. O preço de aquisição dos terminais que permitem a operação NFC com MB Way é igual ao atualmente praticado para processar cartões “contactless” uma vez que a tecnologia utilizada em ambas as operativas é a mesma.

Quantos espaços estão neste momento habilitados a aceitar estes pagamentos?

Atualmente, os utilizadores do MB WAY podem pagar com NFC MB WAY na maioria dos comerciantes do centro Colombo e em outras superfícies comerciais do país. Todos os comerciantes aderentes podem ser consultados no site https://nfcmbway.byd.pt/, que será atualizado ao momento.

Os comerciantes aderentes são facilmente identificados pela sinalética MB Way, disponível nas lojas das centenas de comerciantes aderentes.

Em um ano, qual a previsão para o número de comerciantes a alcançar?

Acreditamos que os comerciantes rapidamente perceberão as vantagens desta tecnologia. Logo nas primeiras semanas de lançamento, no centro comercial Colombo, 75% dos comerciantes aderiram a esta nova forma de pagamento. Depois, começamos a alargar a rede de comerciantes com terminais habilitados a pagamentos MB Way com tecnologia NFC. Podemos adiantar que 50% dos terminais da Rede Multibanco estão já aptos a aceitar pagamentos “contactless”, bastando receberem a atualização de “software” para aceitarem pagamentos com esta tecnologia.

Paralelamente, estamos a trabalhar numa solução para os utilizadores do MB Way que tenham equipamentos iOS, uma vez que, como é sabido, nestes casos a utilização da antena NFC está restrita a utilizações do fabricante. A SIBS irá disponibilizar uma solução alternativa à tecnologia NFC para que todos os utilizadores MB Way – que rondam já o meio milhão – tenham uma experiência de compra ainda mais cómoda e simples, sejam em equipamentos com sistema iOS ou Android. Teremos mais novidades no início de 2018.

A SIBS anunciou uma campanha “revolucionária” para o lançamento desta nova funcionalidade, no centro comercial Colombo. Em que consiste?

Trata-se de uma campanha nunca antes feita no centro Colombo, quer pela presença da marca, quer pela adesão da maioria dos comerciantes. A campanha do NFC MB Way tem a duração de dois meses, de 15 de novembro a 15 de janeiro, e inclui a ativação da marca nas infraestruturas do centro comercial – nas mesas da praça de restauração, onde também se encontra um telemóvel gigante, nos ecrãs posicionados em várias zonas do centro, nos caixas automáticos da rede Multibanco, nos espaços dos comerciantes aderentes e ainda nas paredes e tetos do edifício. O que permite que os visitantes sintam a presença da marca e tenham acesso à informação sobre a “app” e sobre a sua nova funcionalidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *