FMCG Homepage Newsletter

Projeto “A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” já percorreu mais de 50 localidades

Por a 9 de Janeiro de 2018 as 16:54
Equipa do projeto "Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria"

O projeto “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria” arrancou no final de 2015 e conta já com 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam, pela voz dos habitantes de mais de 50 localidades nacionais, receitas locais tradicionais.

A produtora vinícola Esporão promove a iniciativa audiovisual que pretende mostrar a cultura gastronómica nacional. A equipa, na qual têm lugar o realizador Tiago Pereira e o Chef André Magalhães, tem percorrido o País à procura das “tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração”, explica em comunicado a marca de vinho.

Esta viagem pelas raízes gastronómicas lusas começou no Algarve, com ensinamentos sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas, do Chef André Magalhães. Não obstante, cada episódio conta com um chef convidado, a fim de interpretar uma receita utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público.

A iniciativa acumula já outras receitas originais como a de “fritos de batata doce da Maria Cabrita Neto de Messines”, o “Bolo e Sardinha” ou o “assado de ‘capado’ do Chef Rodrigo Castelo de Santarém.

O arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa está disponível a todos no canal de YouTube do projeto e no site da Esporão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *