Homepage Logística Newsletter Ponto de Venda

Investidores nacionais aplicaram €440 milhões em imobiliário comercial em 2017

Por a 5 de Janeiro de 2018 as 11:52

Os investidores portugueses assumem uma importância crescente no mercado de imobiliário comercial. No ano passado, a quota dos investidores nacionais cresceu 10%, face a 2016, para representar um total de 25% do capital investido, que representa 440 milhões de euros, segundo dados da consultora imobiliária Cushman & Wakefield . Desta forma, os investidores estrangeiros foram responsáveis por 75% do volume total.

A atividade de investimento, em linha com o que se tem sentido a nível global e com particular ênfase na Europa, manteve-se dinâmica ao longo do ano passado. Foram transacionados 1.800 milhões de euros em ativos imobiliários comerciais, valor que traduz uma subida de 41% face ao ano anterior.

O setor que maior capital atraiu foi o de retalho, que captou 43% do investimento num total de 730 milhões de euros. Seguiram-se os escritórios que atraíram 37% dos capitais investidos, cerca de 630 milhões. O setor industrial acumulou em 2017, o valor de investimento mais alto de sempre, superior a 300 milhões, em grande parte resultado da mudança de mãos da Logicor – detentora de um dos maiores portefólios de imobiliário logístico na Europa e com  ativos em Portugal –adquirida pela China Investment Corporation.

De acordo com a análise desenvolvida pela Cushman & Wakefield – que acompanha os conjuntos comerciais em Portugal e o comércio de rua em Lisboa e Porto – foram arrendadas mais de 700 lojas em 2017, totalizando uma área superior aos 200.000 metros quadrados (m2), em linha com o valor transacionado em 2016. Os conjuntos comerciais captaram mais de metade dos negócios analisados, mas o comércio de rua manteve-se também muito dinâmico, com a cidade de Lisboa a registar uma procura na ordem dos 27.000 m2 e o Porto cerca de 7.000 m2.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *