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Abraçar a complexidade trazida pela “revolução de dados”

Dos robots até às interfaces de voz, passando pelos carros autoguiados, realidade virtual, blockchain e sustentabilidade no retalho. As tendências tecnológicas retiradas da Web Summit dizem que ainda há muito sumo a extrair dos dados e a chave está na criatividade

Ana Catarina Monteiro
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Abraçar a complexidade trazida pela “revolução de dados”

Dos robots até às interfaces de voz, passando pelos carros autoguiados, realidade virtual, blockchain e sustentabilidade no retalho. As tendências tecnológicas retiradas da Web Summit dizem que ainda há muito sumo a extrair dos dados e a chave está na criatividade

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Dos robots até às interfaces de voz, passando pelos carros autoguiados, realidade virtual, blockchain e sustentabilidade no retalho. As tendências tecnológicas retiradas da Web Summit dizem que ainda há muito sumo a extrair dos dados e a chave está na criatividade

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Acordar de manhã, com a própria casa a informar quem da restante família já se levantou; encaminhar os filhos para um carro autónomo, que os leva à escola por ruas onde se avistam robots em abundância; almoçar uma refeição rápida à base de insetos – a nova “junk food”; e pagar pelos cuidados de saúde com as próprias células, doando por exemplo sangue. Foi assim que Andra Keay, managing director da Silicon Valley Robotics, descreveu durante a Web Summit um dia comum na vida de um ser humano em 2030.

A diretora do hub tecnológico para startups de robótica foi um dos mais de 1200 oradores presentes no evento que atraiu a Lisboa acima de 60 mil visitantes, vindos de mais de 170 países, entre os dias 7 e 9 de novembro.

Durante a conferência “Our robot future society: a day in life in 2030”, que decorreu no palco “Auto Tech/TalkRobot” – um dos nove que formaram o evento de tecnologia – a “roboticista” defendeu que nos próximos anos o impacto da tecnologia na vida humana vai aumentar substancialmente, porém, a “chave” para a mudança não está propriamente nos robots – esses já cá estão “há mais de 50 anos” – mas sobretudo nos dados e na interação.

“A questão não é o hardware mas a complexidade”, sublinha Andra Keay, explicando que o desenvolvimento tecnológico torna as inovações mais acessíveis em termos de preço e, com essa cada vez maior democratização, aumentam os dados gerados, os quais vêm permitir criar sistemas robotizados cada vez mais complexos e com maior capacidade de interação.

“Vejam como mudaram os nossos hábitos de compra nos últimos anos. A tecnologia impulsionou o ecommerce e a experiência de retalho. No futuro, o impacto tecnológico aumentará em todos aspetos das nossas vidas”.

O tema da robotização da sociedade e da indústria traz por arrasto a questão: será que os robots vão atirar os humanos para o desemprego? Colocando o dedo na ferida, Jacques Van der Broek, da empresa de recursos humanos Randstad, indica durante a mesma conferência que “um em cada seis” postos de trabalho vão desaparecer no futuro. O cenário contorna-se com novas funções que passarão a ser necessárias, como engenheiros de manutenção ou outras especialidades para a indústria tecnológica.

E essa transferência dos trabalhadores já se começa a notar. “Os motoristas vão desaparecer entre cinco a dez anos, devido aos carros autónomos. Curiosamente, esta é hoje uma das profissões para as quais temos mais dificuldades em encontrar profissionais”, destaca.

Carros autónomos e realidade virtual

 

Intel CEO Brian Krzanich presented a keynote Tuesday, Nov. 7, 2017, at Web Summit in Lisbon, Portugal. At the event, Krzanich displayed one of Intel's data collection vehicles that will transition into Intel’s Level Four autonomous driving fleet. (Credit: Intel Corporation)

Brian Krzanich, CEO Intel

Os veículos autónomos destacaram-se um pouco por todo o evento. Brian Krzanich, CEO da Intel, dividiu o palco principal, ao qual subiu no final do segundo dia da Web Summit, com um modelo de carro autónomo construído pela gigante de tecnologia, com recursos a sensores, câmaras e sistemas de GPS. “Os carros autoguiados vêm colmatar o problema da segurança na estrada. Todos os anos morrem milhões de pessoas na estrada devido sobretudo a acidentes provocados por humanos”, destaca.

“No próximo ano” chegam ao mercado os primeiros carros autónomos com sistemas da Intel, garante o diretor executivo, para quem neste momento se vive “uma revolução de dados”.

Atualmente, cada indivíduo gera em média “600 megabytes (MB) por dia, o que deve aumentar para os 1,5 gigabyte (GB) em 2020”. O ritmo de crescimento deste valor deve acelerar “há medida que se consome cada vez mais vídeo”. O que traz “possibilidades infinitas para criar valor” no mercado.

Neste sentido, a Intel está também a desenvolver um novo conceito de realidade virtual (VR) que possibilita aos utilizadores assistirem, por exemplo, a um jogo de basquetebol através da visão do próprio, partilhada em VR, de um jogador em campo por si escolhido.

Blockchain está a criar uma “bolha boa”

 

Joseph Lubin, co-fundador da Ethereum

Joseph Lubin, co-fundador da Ethereum

Satoshi Nakamoto além de criar a bitcoin, em 2008, inventou a blockchain – “máquina que trouxe confiança aos especialistas em economia”, classifica Joseph Lubin, co-fundador da Ethereum. A empresa surgiu após os fundadores se aperceberem, em 2012, que a tecnologia baseada em dados (blockchain) poderia ser usada para criar aplicações além das moedas virtuais.

Quanto à especulação do mercado em torno das criptomoedas e do sistema descentralizado que as suporta, o responsável indica que “estamos numa espécie de bolha boa”, uma vez que a blockchain está a permitir “desenvolver novos sistemas colaborativos” representando uma “revolução na forma como construímos os negócios”.

“As pessoas estão a transportar valor gerado no mundo físico para o digital. Então esta bolha está a criar um sistema fundamental para uma nova economia”. O responsável acredita que “em cinco anos as empresas vão utilizar com regularidade” a blockchain.

Como a Walmart está a trabalhar a sustentabilidade

Kathleen McLaughlin, Chief Sustainability Office Walmart

Kathleen McLaughlin, Chief Sustainability Office Walmart

A Walmart começou em 2005 a trabalhar em sustentabilidade, para “reduzir custos e conseguir melhores resultados”, definindo três objetivos: chegar aos 100% de energia renovável, reduzir o desperdício e conceber produtos mais sustentáveis, explicou, numa das primeiras sessões da conferência, Kathleen McLaughlin, Chief Sustainability Officer da maior cadeia de retalho do mundo.

Para cumprir as metas definidas a empresa norte-americana criou um programa para envolver fornecedores, desde o packaging à distribuição, para reduzir a pegada ambiental em toda a cadeia de valor. Este ano, a empresa lançou uma plataforma que funciona como “kit” de ferramentas para os fornecedores reduzirem as suas emissões, cujo objetivo é reduzir até 2030 as emissões em “um gigaton” – o equivalente a retirar “211 milhões de veículos de passageiros das estradas dos Estados Unidos durante um ano”.  Além disso, está a trabalhar com projetos de desflorestação e a reduzir o desperdício transformando-o em “novos fluxos de receita”, ao reintroduzi-lo na cadeia de valor seja através da indústria ou de novos produtos.

Desde 2005 a distribuidora conseguiu reduzir o desperdício em “77%” e espera até 2025 chegar a uma diminuição de 85% das emissões de gases para a atmosfera, assim como alcançar no mesmo ano os 50% de energia consumida proveniente de fontes renováveis. Neste momento, 26% do consumo da retalhista advém de fontes renováveis, dá conta a diretora de sustentabilidade. A Walmart “redesenhou os próprios veículos e embalagens” no sentido de conseguir alcançar estes números. “Hoje temos consciência que não podemos separar os objetivos económicos, sociais e ambientais”, sublinha Kathleen McLaughlin.

Voz: a interface humana

Werner Vogels, CTO Amazon

Werner Vogels, CTO Amazon

Werner Vogels, CTO (Chief Technology Officer) da Amazon, não tem dúvidas: os sistemas de Internet das Coisas (IoT) têm que começar a adotar interfaces humanas além das interfaces computacionais, como as aplicações móveis, explica durante a apresentação “Amazon wants to talk to you”, no último dia do certame. Dando o exemplo do International Rice Research Institute (IRRI), o qual adotou um sistema de motorização da cultura do arroz que comunica com os agricultores através de voz, o responsável explica que a comunicação através da fala vem ajudar a aproximar a tecnologia daqueles que não estão familiarizados com computadores.

“Já 10% das pesquisas online são feitas por voz”, assegura o CTO da empresa que detém no mercado dois dispositivos de comando por voz, a Echo e a Alexa, e está focada agora na pronúncia e qualidade de voz das suas interfaces para oferecer um melhor serviço. A gigante do ecommerce disponibiliza no mercado um “kit” de ferramentas que já permitiu a programadores criar um total de “25 mil novas capacidades” para a Alexa. Também o público em geral pode desenvolver capacidades individuais para a sua própria utilização da Alexa, que funciona como um assistente digital, através de uma plataforma de inteligência artificial (AI) da retalhista.

*Texto publicado originalmente na edição impressa de dezembro. Por este mês o HIPERSUPER comemorar 28 anos, a versão digital está aberta a todos os leitores. Pode ler aqui .

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Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché

A Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché, de norte a sul do país. A expansão da maior rede de cacifos inteligentes reforça a estratégia de inovação dos CTT, com total conveniência para o cliente final.

A Locky sublinha que além de serem uma solução prática para a receção de encomendas ao longo de todo o ano, os seus cacifos assumem especial relevância nesta altura do verão, em que muitos destinatários se encontram ausentes dos seus domicílios. Assim, a receção das compras online em horário alargado, sem necessidade de o cliente apresentar qualquer documento para levantamento ou contacto com outras pessoas continua totalmente assegurado, seja qual for a localização do comprador.

Lista dos supermercados Intermarché, insígnia do Grupo Mosqueteiros, que já têm cacifos Locky:

Albufeira
Anadia
Armamar
Arrifana
Arruda dos Vinhos
Celorico da Beira
Charneca da Caparica
Gandara
Lagos
Massamá Norte
Mêda
Merceana
Oliveira de Azeméis
Pombal
Proença-a-Nova
São Bartolomeu de Messines
São João da Pesqueira
Seia
Taipas
V.N. Barquinha
Vieira de Leiria
Vila do Bispo
Vila Nova de Santo André

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Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024.

Portugal recebe pela primeira vez os World Cheese Awards. A edição 2024 decorre em em Viseu e tem já mais de 20 expositores internacionais confirmados.

Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu, de 15 a 17 de novembro, para os World Cheese Awards 2024. A primeira edição da competição em Portugal tem já mais de duas dezenas os expositores internacionais com espaço reservado.

A representação portuguesa da organização avança que a procura perspetiva uma forte presença internacional, com produtores, profissionais da indústria, compradores e imprensa de todo o mundo, “abrindo uma janela de oportunidade única para a divulgação e promoção dos produtores nacionais junto de importantes players internacionais, com potencial para alavancar as exportações na fileira do queijo português”.

“Estar presente nos World Cheese Awards 2024, quer através da inscrição de queijos na competição, quer enquanto expositores no espaço do evento, é uma oportunidade única para os produtores nacionais. Estamos a falar de uma iniciativa de âmbito mundial, que oferece uma visibilidade inigualável, potenciando a promoção dos nossos queijos além-fronteiras e, consequentemente, contribuindo para o incremento das exportações”, afirma Bruno Filipe Costa, food expert e representante dos World Cheese Awards em Portugal, sublinhando que “a qualidade e a diversidade dos queijos portugueses merecem ser reconhecidas globalmente, e este é o palco ideal para destacar a excelência da nossa produção”

“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta, por sua vez, John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, entidade organizadora da competição.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países avaliados por um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.

As inscrições para os World Cheese Awards 2024 decorrem até ao dia 16 de setembro.

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Retalho

Pingo Doce abre nova loja em Lisboa

Com uma área de 775 m2, a nova loja situa-se na Rua Madame Curie, junto à Praça de Espanha, e tem a comida no centro da experiência de compra.

O Pingo Doce tem uma nova loja em Lisboa, que proporcionou a criação de 46 novos postos de trabalho.

Na nova loja, aberta diariamente das 8 às 21 horas. os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 60 lugares sentados; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma variedade de produtos frescos, incluindo  secções de Talho e de Peixaria com atendimento personalizado e ecrãs digitais com informação dos produtos.

A nova loja vai, igualmente, ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, através da disponibilização de sacos reutilizáveis e trolleys e um posto de reenchimento de água filtrada ECO, um serviço inovador e exclusivo do Pingo Doce, mais sustentável e económico, e que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem também levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem nos balcões de atendimento, como na Charcutaria ou no Take Away.

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a nova loja está equipada com iluminação integralmente em LED; claraboias para iluminação natural; sistemas de gestão e controlo de energia; equipamentos autónomos de frio com propano e central de frio CO2 (gases naturais) e torneiras eficientes.

No âmbito da política de responsabilidade social e de apoio às comunidades locais do Pingo Doce, a nova loja estabeleceu uma parceria com a VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional – para a doação de bens alimentares.
A VITAE tem o compromisso de promover a dignificação das pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social, respeitando as suas escolhas individuais e veiculando opções de mudança e apoia, diariamente, mais de 1.200 pessoas.

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Alimentar

Nova gama de gelados familiares Olá

A Olá acaba de lançar uma nova gama de gelados familiares que já podem ser encontrados nas cadeias de grande distribuição.

A gama de gelados de colher é apresentada como o mais económica com os sabores preferidos dos portugueses e chegam  num formato familiar de 900ml e em três variedades diferentes: caramelo salgado, frutos exóticos e bolacha com chocolate.

O sabor de Caramelo Salgado tem uma deliciosa base de nata, envolvida num molho de caramelo salgado e em pedaços de caramelo. Já o Frutos Exóticos tem uma base de baunilha, molho de frutos exóticos e pedaços de merengue. Por fim, o sabor Bolacha com Chocolate é um gelado de bolacha com molho de chocolate e maravilhosos pedaços de bolacha de manteiga estilo shortcake.

Com desenvolvimento criativo da WYcreative, o resultado final foi desenvolvido com foco em 3 pontos diferenciadores: as cores fortes da marca para uma identificação direta da Marca Olá, a textura do gelado para promover o apetite appeal com recurso ao coração icónico da Olá e os pedaços para transmissão direta do perfil de sabor.

 

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Retalho

Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan

A iniciativa ‘Carrinhos Surpresa’ da Auchan arranca este sábado em todos os hipermercados da retalhista, de norte a sul do país.

tagsAuchan

Desta vez, e depois do sucesso da ação nos outros país, o palco é Portugal.

Estes carrinhos contêm produtos não alimentares com um desconto de 65% sobre o valor de referência em loja.

Segundo a retalhista, vão ser colocados cerca de 20 carrinhos em cada hipermercado Auchan e todos estarão tapados. Dentro de cada carrinho podem estar produtos de têxtil, artigos de casa, de bricolage, ou mesmo de tecnologia, e o objetivo é que o cliente se surpreenda.

O projeto piloto ocorreu em Coimbra e foi um sucesso – em pouco mais de 30 minutos, todos os ‘carrinhos surpresa’ disponíveis no hipermercado foram vendidos.

 

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Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental.

A Izidoro reforça estratégia omnicanal e a proximidade com os consumidores ao expandir as suas entregas online para todo o território de Portugal continental. A partir de agora, os consumidores de norte a sul do país podem receber os produtos Izidoro em casa, beneficiando do transporte refrigerado, assegurado por um parceiro logístico: a DPD Fresh.

As entregas estavam limitadas aos distritos de Lisboa e Setúbal, mas agora a Izidoro passa a assegurar entregas refrigeradas de 0 a 4ºC em todo o território continental, garantindo que os produtos chegam aos consumidores em perfeitas condições.

“A nossa prioridade é oferecer uma experiência de compra superior aos consumidores. Esta expansão a nível nacional permite-nos estar ainda mais próximos deles, garantindo que recebem os nossos produtos com a qualidade e frescura que nos distingue. Além disso, reforçamos a nossa estratégia omnicanal, integrando a loja online com os canais tradicionais para oferecer uma experiência de compra completa e conveniente”, acrescenta Marco Andrade, diretor de marketing da Izidoro/Grupo Montalva.

Para celebrar esta expansão a todas as regiões de Portugal continental, a loja online oferece entrega grátis na primeira encomenda (valor mínimo de 20 euros).

 

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Bebidas

Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva

Disponível, a partir deste mês, em todos Portugal Duty Free nos aeroportos nacionais embalagens exclusivas de Licor Beirão, com ilustrações personalizadas das regiões do país onde as lojas estão localizadas: Lisboa, Porto, Algarve, Açores e Madeira.

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A ideia pretende celebrar as características de Portugal junto de todos os viajantes que diariamente passam pelos aeroportos nacionais, que podem levar uma lembrança carregada de Portugalidade para casa: Licor Beirão embalado numa caixa com uma ilustração rica da essência dos principais pontos turísticos nacionais.

“Na Portugal Duty Free valorizamos a Portugalidade e o que de melhor se produz no nosso país. Queremos que cada passageiro que passe pelas nossas lojas, leve uma boa recordação de Portugal, por isso, apostamos num portfólio vasto em produtos e marcas nacionais, desenvolvendo iniciativas ao longo do ano que os destaquem. Termos Licor Beirão, marca que é um símbolo nacional, a desenvolver este packaging especial a pensar nos nossos clientes vem, precisamente, ao encontro da nossa estratégia e é uma mais valia na nossa oferta”, refere Cláudia Carvalho, diretora de marketing da Portugal Duty Free.

“Portugalidade faz parte da nossa essência, não fossemos nós O Licor de Portugal! É por isso que, como a bebida preferida dos portugueses, queremos levar Portugal em cada garrafa, não só pelo nosso precioso líquido, mas também por um packaging, uma ilustração, que é quase uma ode a Portugal. São edições como estas que nos enchem de orgulho e que sabemos que irão fazer a diferença na escolha de produtos portugueses pelos viajantes que passam diariamente pelos nossos aeroportos”, acrescenta Daniel Redondo CEO do Licor Beirão.

 

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Alimentar

Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade

A Arcádia apresenta o novo packaging das suas bolachas artesanais inspirado nas patisseries parisienses e no famoso “chá das 5” inglês.

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O lançamento da embalagem é feito esta semana, no âmbito do Dia dos Avós, que se assinala no dia 26 de julho, já que as linhas – o elemento central do design – remetem também para as memórias entre netos e avós.

Numerados de 1 a 5 e com cores diferentes associadas a cada sabor, os pacotes mantêm no seu interior a mesma receita que faz parte da história da marca portuense, nas versões chocolate, manteiga, canela, limão e caramelo. A embalagem conta igualmente com uma janela transparente que permite uma maior visibilidade do produto.

No seguimento desta renovação, a marca avança em comunicado que está ainda prevista para setembro a aplicação do novo conceito gráfico à da lata de sortido de bolachas, mantendo o seu estilo vintage, resistente e duradouro.

 

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Exportação

SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril

De 28 a 30 de abril de 2025, a FIL, em Lisboa, volta a receber mais uma edição da SagalExpo. Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se num evento que promove a inovação e a excelência das marcas e produtos portugueses.

A próxima edição da SagalExpo já tem data: de 28 a 30 de abril de 2025, a FIL volta a receber aquela que é considerada a maior plataforma para a exportação de marcas e produtos portugueses do setor agroalimentar.

A organização lembra que num momento em que a procura global por produtos de elevada qualidade aumenta, a SagalExpo é o espaço certo para impulsionar a internacionalização das empresas portuguesas e abrir portas a novos mercados.

Durante três dias, empresários portugueses e compradores internacionais reúnem-se em Lisboa para um evento, promovido pela Exposalão, que promove o networking, a promoção da inovação e a presença das empresas portuguesas no cenário internacional.

Na última edição, nos dias 15, 16 e 17 de abril, a SagalExpo reuniu 380 empresas e mais de 1100 compradores estrangeiros.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Minsait Portugal tem novo diretor-geral

Vasco Mendes de Almeida vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço) com o objetivo de executar o plano estratégico do Grupo. Pedro Madeira Rodrigues nomeado diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

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A Indra Group (Indra/Minsait) renovou a direção em Portugal e nomeou Vasco Mendes de Almeida como novo diretor-geral no país. A prioridade de Vasco Mendes de Almeida, que vai liderar a Minsait assim como as restantes áreas de negócio da Indra Group (defesa, tráfego aéreo e espaço), será o desenvolvimento do Plano Estratégico Leading The Future, que prevê um crescimento significativo da empresa em Portugal, tanto no negócio das tecnologias de informação como no da defesa.

Vasco Mendes de Almeida, que reportará a Pedro García, diretor da Minsait na Europa, tem um longo percurso na empresa, onde ocupou diversos cargos de gestão, tanto nas áreas de mercado como das operações. Nos últimos anos, liderou as áreas de desenvolvimento de negócio, estratégia e alianças. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e tem um mestrado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

“Portugal representa, para a Minsait e para o Grupo Indra no seu conjunto, um país com um elevado potencial e com um papel importante no desenvolvimento do novo Plano Estratégico Leading the Future. No âmbito  deste plano, prevemos um crescimento significativo nos próximos anos, que será liderado por uma equipa de gestão renovada e com um amplo conhecimento da geografia e do mercado português, confirmando a aposta da empresa no talento local”, refere Vasco Mendes de Almeida.

Em Portugal, a empresa era liderada desde 2019 por Vicente Huertas, que foi nomeado diretor das filiais no Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, também com a prioridade de impulsionar o crescimento nestes países, de acordo com as linhas do Plano Estratégico Leading The Future.

Para além de Vasco Mendes de Almeida, a empresa anunciou ainda a nomeação de Pedro Madeira Rodrigues como diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, acumulando esta função com o seu atual cargo de diretor de Marketing e Comunicação.

Pedro Madeira Rodrigues, com funções executivas na Minsait há cinco anos, foi anteriormente, entre outros cargos, Diretor-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Chefe de Gabinete do Ministro da Economia. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, possui ainda um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, com formação executiva pela Harvard Business School (Program for Leadership Development) e pela AESE (Programa de Alta Direção de Empresas).

Sobre o autorHipersuper

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