Grupo Metro lança 2ª edição de “acelerador” de startups com novas soluções para retalho
As inscrições para o programa que oferece a possibilidade de financiamento até 120 mil euros decorrem até 2 de fevereiro do próximo ano

Ana Catarina Monteiro
Nova campanha do Continente reforça compromisso com a produção nacional e uma alimentação saudável
App da Ifthenpay integra faturação sem limites e capta 300 novos clientes em menos de um mês
Check Point Software vence prémio de Segurança na Cloud nos Globee Cybersecurity Awards 2025
Pepco abre nova loja no centro comercial Alegro Sintra
Loja Pingo Doce do Forum Madeira reabre totalmente renovada
Trabalho remoto impulsiona a produtividade conclui estudo da Michael Page
Manzwine abre a votação pública a escolha do rótulo do vinho Jagoz
8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam nova app
Novo polo logístico vai permitir à WineStone acelerar a estratégia de expansão
Vestuário, calçado e artigos de moda entre os artigos mais comprados online
O grupo Metro lançou a segunda edição do programa “acelerador” de startups com novas propostas de soluções tecnológicas para o setor do retalho. As inscrições para o programa que oferece a possibilidade de financiamento até 120 mil euros decorrem até 2 de fevereiro do próximo ano.
À semelhança da primeira edição, na qual participaram duas startups portuguesas (Sensei e Sensefinity), para a segunda ronda do “Retail Accelerator” serão selecionados dez startups em todo o mundo, as quais terão a possibilidade de, durante três meses, desenvolver as suas ideias com o apoio de mais de 100 mentores internacionais. Esta etapa decorre em Berlim (Alemanha) a partir de 21 de abril de 2018 e culmina com as apresentações das inovações a investidos profissionais, agendadas para meados de julho em Londres (Reino Unido) e Munique (Alemanha).
O programa surge no âmbito de uma parceria firmada em 2015 entre a incubadora norte-americana Techstars e o grupo alemão que opera em Portugal a cadeia grossista Makro. Depois de lançar o programa para acelerar novos negócios dedicados ao canal Horeca, no último ano ao acordo de parceria alargou à inovação para o retalho.
Portuguesa Sensefinity muda-se para Berlim
A primeira edição do “Metro Accelerator for Retail” encerrou no início do passado mês de novembro, tendo incentivado três das dez empresas participantes a mudarem as suas sedes para a capital alemã. A portuguesa Sensefinity, que participou no programa com um projeto de “sensores inteligentes apoiados pela ‘cloud’ para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento”, é uma das startups agora instaladas em Berlim, assim como a polaca IamBot e a turca JustSnap.
“Todas as startups da primeira edição têm crescido de uma forma rápida. A Sensei [a outra startup portuguesa que participou na primeira edição do programa], que desenvolve avaliações e análises precisas do setor do retalho, baseadas em filmagens de câmaras de vídeo, fechou com sucesso a ronda de financiamento”, explica Andreas Wuerfel, Director Global Innovation Community do grupo Metro.
“A JustSnap, uma solução para marcas de produtos de fibra ótica para gerir e executar campanhas promocionais, encontra-se a trabalhar em parceria com a P&G para executar uma campanha multimarca na plataforma, enquanto a oriient e a KptnCook estão a executar projetos-pilotos na Alemanha, com a Metro Cash & Carry e a [cadeia de retalho do mesmo grupo] Real, respetivamente”.