Data Center Homepage Newsletter

9 em cada 10 portugueses preferem lojas físicas para tirar ideias e comprar presentes de Natal

Por a 30 de Novembro de 2017 as 18:32

Quase nove em cada dez portugueses preferem realizar as compras de Natal em lojas físicas e, maioriamente, em centros comerciais, revela o Estudo de Natal 2017 da consultora Deloitte.

89% dos portugueses prefere comprar os presentes para a quadra no retalho tradicional e 65% refere que para obter conselhos e ideias recorre também, em primeiro lugar, à loja física. Quando se trata apenas de produtos de tecnologia e acessórios, 71% refere a internet.

Segundo o estudo, os websites de insígnias com uma ou mais lojas físicas são o meio preferido dos portugueses para pesquisar ou comparar produtos. No caso dos produtos que possam ser entregues em formato digital, como vídeo jogos, música e filmes, a preferência recai sobre os motores de busca.

Em Portugal, como em toda a Europa, a principal finalidade das redes sociais é a pesquisa de produtos, seguida da procura de ideias para presentes e da verificação de preços. A utilidade menos mencionada é a partilha de opiniões.

Quando um produto não está disponível na loja física, as alternativas mais referidas pelos portugueses são: procurar uma loja de outra cadeia (28% em Portugal e 25% na média europeia); e procurar em outra loja da mesma cadeia ou solicitar a ajuda de um funcionário (27% em Portugal e 19% na média europeia). Já quando um produto não está disponível na loja online, a tendência é procurar em lojas físicas (51%). Apenas 7% dos portugueses inquiridos afirma procurar noutra loja online.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *