Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Retalhista online Ocado apresenta novo robot para automatizar processo de “picking”

Por a 29 de Novembro de 2017 as 12:01

A divisão de tecnologia do supermercado online Ocado revelou um novo sistema robótico, capaz de efetuar o “picking” de um “alargado conjunto de produtos” dos mais de 50 mil à venda na mercearia digital.

O novo sistema robótico da retalhista britânica utiliza um “copo” pendurado por um braço equipado com um tubo de ligação a um compressor de ar, levantando os produtos através de um processo de sucção.

Desenvolvido para ser facilmente integrado nas estações de “picking” dos centros automatizados para preparar e enviar as encomendas dos consumidores da Ocado, o novo sistema é capaz de levantar os itens independentemente da forma, estando no entanto limitado a um peso máximo, para cada unidade. Também funciona apenas com os bens que permitam, com o processo de sucção, criar uma vedação hermética entre o “copo” e a superfície do artigo.

As estações de “picking” compõem-se também por uma linha de montagem através da qual chegam as caixas nas quais os produtos estão armazenados e a tarefa do robot é retirar e separar para uma outra caixa a quantidade de unidades necessárias para dar resposta aos pedidos dos clientes.

O robot consegue reconhecer o produto pretendido entre os diferentes bens armazenados em conjunto através de uma solução de “visão computacional”, patenteada pela empresa, que formula um modelo 3D do objeto a ser recolhido. Está também equipado com sensores para prevenir que os produtos se danifiquem durante o processo.

A Ocado envia uma média de 260 mil encomendas por semana e está envolvida nos projetos de robótica para armazéns SoMa e SecondHands, financiados pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *