Retalhista online Ocado apresenta novo robot para automatizar processo de “picking”
A divisão de tecnologia do supermercado online Ocado revelou um novo sistema robótico, capaz de efetuar o “picking” de um “alargado conjunto de produto” dos mais de 50 mil à venda na mercearia digital
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
A divisão de tecnologia do supermercado online Ocado revelou um novo sistema robótico, capaz de efetuar o “picking” de um “alargado conjunto de produtos” dos mais de 50 mil à venda na mercearia digital.
O novo sistema robótico da retalhista britânica utiliza um “copo” pendurado por um braço equipado com um tubo de ligação a um compressor de ar, levantando os produtos através de um processo de sucção.
Desenvolvido para ser facilmente integrado nas estações de “picking” dos centros automatizados para preparar e enviar as encomendas dos consumidores da Ocado, o novo sistema é capaz de levantar os itens independentemente da forma, estando no entanto limitado a um peso máximo, para cada unidade. Também funciona apenas com os bens que permitam, com o processo de sucção, criar uma vedação hermética entre o “copo” e a superfície do artigo.
As estações de “picking” compõem-se também por uma linha de montagem através da qual chegam as caixas nas quais os produtos estão armazenados e a tarefa do robot é retirar e separar para uma outra caixa a quantidade de unidades necessárias para dar resposta aos pedidos dos clientes.
O robot consegue reconhecer o produto pretendido entre os diferentes bens armazenados em conjunto através de uma solução de “visão computacional”, patenteada pela empresa, que formula um modelo 3D do objeto a ser recolhido. Está também equipado com sensores para prevenir que os produtos se danifiquem durante o processo.
A Ocado envia uma média de 260 mil encomendas por semana e está envolvida nos projetos de robótica para armazéns SoMa e SecondHands, financiados pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.