Distribuição Homepage Newsletter

Como está a evoluir o mercado imobiliário de centros comerciais em 2017

Por a 23 de Novembro de 2017 as 23:14

A região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) ganhou durante o primeiro semestre do ano um milhão de novos metros quadrados (m2) em centros comerciais. Além dos espaços já inaugurados, neste momento estão mais de 11,1 milhões de m2 em construção, indica a mais recente edição do relatório “EMEA Shopping Centre Development” da consultora e gestora imobiliária CBRE.

Em Portugal, o mercado de centros comerciais alargou este ano em 81 100 metros quadrados – a soma das áreas do Mar Shopping Algarve e Évora Plaza inaugurados já no segundo semestre, não havendo além destes novos projetos em desenvolvimento.

“À semelhança do que se observa pela Europa fora, existem alguns projetos de expansão em curso ou em fase de estudo. As obras de ampliação do Oeiras Parque e do NorteShopping arrancaram recentemente e em 2018 está também previsto o início das obras no Colombo, em Lisboa, e no Glicínias Plaza, em Aveiro”, dá conta Cristina Arouca, diretora de Research da CBRE Portugal.

O Reino Unido regista o maior volume de centros comerciais em desenvolvimento na Europa Ocidental, com um total de 460 mil metros quadrados de espaços em construção e previsão de inauguração durante os próximos cinco anos.

O segundo maior plano de desenvolvimento de centros comerciais na Europa Ocidental pertence à França (409 mil m2), seguida pela Espanha (345 mil m2) de novos espaços. De acordo com o estudo da CBRE a recuperação da economia espanhola tem ajudado a melhorar a performance dos ativos bem como a confiança dos promotores e construtores.

De destacar também que o Reino Unido, a Irlanda e a Áustria lideram em número de projetos de ampliação de centros comercias, sendo que no mercado britânico está em curso um dos maiores projetos de na Europa, que irá acrescentar 69 mil m2 ao centro Westefield London.

Ainda assim, os países da região Leste são os mais ativos em toda a Europa no desenvolvimento de centros comerciais, com a Rússia, a Polónia e a Ucrânia a destacarem-se em número de projetos em construção. Apenas na Rússia estão a erguer-se 1,9 milhões metros quadrados em novos shoppings.

Alargando ao Médio Oriente e África, a Turquia, os Emirados Árabes Unidos e a Rússia são os países mais ativos em termos de desenvolvimento de novos centros comerciais, representando em conjunto mais de 50% dos projetos em construção na região EMEA.

Na primeira metade do ano, a Turquia atingiu um total de 300 mil m2 em novos centros inaugurados, “mantendo-se o país com maior ‘pipeline’ de desenvolvimento de shoppings no período em análise”, com 2,2 milhões de m2 de espaço em construção. A seguir à Turquia, surgem os Emirados Árabes Unidos com dois milhões de m2 de espaço atualmente em construção.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *