13% dos eshoppers portugueses compraram este ano frescos pela internet
48% dos consumidores em Portugal já efetuam compras pela internet, uma subida de três pontos percentuais face a 2016, indica o Barómetro E-Shopper do grupo DPD, dono da Chronopost e da SEUR.
O estudo anual, que resulta de inquéritos efetuados em 21 países europeus, passou a incluir este ano a análise do retalho alimentar. Cerca de 14% do total de eshoppers e 30% dos compradores frequentes que compõem a amostra da análise referem já ter comprado alimentos frescos e bebidas online. Em Portugal, 13% dos que compram online efetuaram este ano compras na internet de bebidas e produtos frescos.
De modo geral, as compras online no País representam uma quota de 8,6% no total do mercado, o que fica abaixo da média europeia de 11,3%. A tendência dos portugueses é fazer compras funcionais (46%). No entanto, apresentam a maior taxa de compras excecionais na Europa (37%).
A moda continua a ser a principal categoria de produtos adquiridos online e offline nos 21 países em análise, representando 14,7% das compras realizadas em Portugal, no ano passado (19,8% na Europa).
Mais de um quarto dos portugueses (25,6%) comprou pelo menos uma vez num website estrangeiro, valor que fica acima da média europeia de 19,2%. Reino Unido, China e Espanha são as três pricnipais origens dos websites onde os portugueses mais compram. Não obstante, a China está a tornar-se cada vez mais popular e já foi este ano o país em que os portugueses mais compraram”, comenta Olivier Establet, presidente da Chronopost.
Os compradores frequentes, que representam um terço de todos os eshoppers europeus, valem 86% de todas as compras online. « De uma forma geral, os eshoppers tendem a comprar em sites que conhecem e em que confiam, independentemente da categoria de produto. Assim, o potencial de crescimento vem sobretudo dos novos eshoppers”.
O uso de smartphones para comprar online continua a aumentar, especialmente entre compradores frequentes e millennials, mas o portátil/computador continua a ser o equipamento principal para comprar online, indica o estudo.
Em termos de entregas, as tendências variam entre países. Por exemplo, 58% dos shoppers franceses usam regularmente « parcel shops », comparados com uma média europeia de 17%. A Estónia é a recordista na utilização de lockers (cacifos eletrónicos), com 80% de escolha regular desta opção de entrega, quando comparada com 8% dos europeus na totalidade. 69% dos eshoppers romenos preferem « entrega-contra-reembolso » como método de pagamento, substancialmente superior que a média europeia de 13%.
De entre os eshoppers europeus que compraram a sites de outros países em 2017, cerca de 67% escolheram sites localizados na Europa e 67% decidiram comprar em sites fora da Europa. Dos utilizadores que compram dentro da comunidade europeia, 39% fazem-no em países vizinhos e dos que realizaram compras fora da Europa escolheram a China (44%) e os EUA (31%).
- Tweet
-
-
- BRANDED
- PUB
Hipersuper Premium 
-
Leia a edição (403) de junho de 2022 do Hipersuper
A edição de junho do Hipersuper tem como destaque de primeira página um trabalho sobre o futuro do setor...
-
Leia a edição (402) de maio de 2022 do Hipersuper
Nesta edição de maio, o destaque é dado a uma entrevista a Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, na...
-
Leia a edição (401) de abril do Jornal Hipersuper
Na edição de abril, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Jorge Tomás Henriques, presidente da Fipa. Se...
-
Leia a edição (400) de março do Hipersuper
Em grande destaque na edição impressa de março está a entrevista a Gonçalo Lobo Xavier. O secretário geral da...
-
Leia a edição (399) de fevereiro do Hipersuper
Na edição de fevereiro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas....
-
Leia a edição (398) de Janeiro do Hipersuper
A primeira edição de 2022 do Hipersuper dá destaque a uma entrevista a Tomás Lince Fernandes, diretor geral do...
-
Leia a edição (397) de dezembro do Hipersuper
O ano está prestes a acabar. E depois de uma pandemia, que ainda existe, estamos perante um cenário inflacionista...
-
Leia a edição (396) de novembro do Hipersuper
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com um artigo sobre o mercado de entregas ultrarápidas para as...
-
Leia a edição 395 (outubro) do Hipersuper
Esta edição tem em destaque um amplo artigo sobre vinhos, no qual são abordados temas como o impacto do...
-
Leia a edição 394 (setembro) do Hipersuper
A edição de setembro tem como destaque de capa um artigo dedicado às bebidas de origem vegetal. Falámos com...
-
Leia a edição 393 (julho/agosto) do Hipersuper
Nesta edição, o destaque vai para um artigo alargado sobre a aposta que as empresas de vinhos nacionais estão...
-
Leia a edição de junho (392) do Hipersuper
A capa da edição de junho dá destaque à entrevista a Vicente Moreno, vice CEO da Aldi Portugal, na...
-
Leia a edição de maio do Hipersuper (391)
Esta edição do Hipersuper tem como destaque um artigo sobre cacifos inteligentes. Duas empresas portuguesas, a Lokk e a...
-
Leia a edição de março do Hipersuper (389)
A edição de março do Hipersuper, de 56 páginas, dá destaque a uma entrevista feita pela jornalista Rita Gonçalves...
-
Leia a edição de fevereiro do Hipersuper (388)
Nesta edição, de 60 páginas, o destaque de capa vai para a entrevista a Acácio Santana, diretor-geral da Coviran em...
-
Leia a edição de dezembro (386) do Hipersuper
Na edição de dezembro do Hipersuper, o destaque vai para uma entrevista ao secretário de Estado do Comércio, João...
-
Leia a edição (385) de novembro do Hipersuper
Na edição de novembro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Martinho Lopes, administrador do Intermarché, que explica...
-
Leia a edição de outubro (384) do Hipersuper
Na edição de outubro, o destaque vai para um artigo que demonstra como o mercado dos snacks está a...
-
Leia a edição de setembro do Jornal Hipersuper (383)
Na edição de setembro o Hipersuper faz capa com um artigo sobre como a Amazon e o seu líder,...
-
“Mercadona não vai mudar a estratégia devido à pressão dos preços”
Em entrevista ao Hipersuper, Elena Aldana, diretora-geral internacional de relações externas da Mercadona, faz um balanço do primeiro ano...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB

Edições Digitais
-
A edição de junho do Hipersuper tem como destaque de primeira página um trabalho sobre o futuro do setor da cerveja, no âmbito do European Brewery Conventio...><
-
Nesta edição de maio, o destaque é dado a uma entrevista a Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, na qual, em vésperas da realização do Congresso d...><
-
“É preciso olhar atentamente para a capacidade produtiva da Europa” Na edição de abril, o Hipersuper faz capa com uma entrevista a Jorge Tomás ...><
-
DB Schenker abre 50º armazém ecológico
- 6 Julho 2022
-
Ecommerce: consumidores preferem MBWay
- 6 Julho 2022
-
Já há Santini nas Docas de Lisboa
- 6 Julho 2022