Data Center Homepage Newsletter

Chiado mantém-se a 33ª zona de retalho mais cara do mundo, apesar de subida de 15% nas rendas

Por a 15 de Novembro de 2017 as 13:03

O Chiado continua a apresentar as rendas mais caras do País para espaços de retalho de rua. A zona de Lisboa mantém este ano o 33º lugar do ranking “Main Streets Across the World 2017”, elaborado pela consultora Cushman&Wakefield (C&W), ainda que a renda de referência naquele artéria tenha valorizado 15%. Neste momento, para abrir uma loja de rua no Chiado, os retalhistas pagam um valor anual de 1380 euros por metro quadrado (m2).

Apesar de as rendas em Porto e Lisboa estarem a aumentar desde 2013, o Chiado é ainda a única localização portuguesa entre as 421 zonas mundiais que compõem o ranking da C&W, segundo o qual a renda de comércio mais alta do mundo atribui-se aos imóveis na 5ª Avenida, em Nova Iorque (Estados Unidos). Ali, o preço dos espaços de retalho chega aos 28 262 euros anuais por m2.

Em segundo lugar está a Causeway Bay, em Hong Kong, onde o valor das rendas para retalhistas ronda os 25 673 euros anuais por m2.

Com uma evolução anual de 37,5% da renda de referência, para os 16 200 euros (m2/ano), a New Bond Street, em Londres (Reino Unido), derrubou este ano os Campos Elísios, em Paris (França), no terceiro lugar do ranking. A localização parisiense caiu para o quinto lugar, ainda que registe os mesmos valores de rendas – na casa dos 13 255 euros (m2/ano).

Por sua vez, a Via Montenapoleone, em Milão (Itália), onde o valor das rendas de retalho subiu este ano 12,5% face a 2016, passou a ocupar o quarto lugar do ranking, com 13 500 euros (m2/ano).

Em Portugal, nos primeiros nove meses do ano, Porto e Lisboa receberam mais de 200 novas operações de arrendamento de espaços de retalho, o que se traduz numa área ocupada de mais de 50 mil metros quadrados, sendo que 80% das transações dizem respeito a lojas na capital. No Porto, onde as aberturas de lojas de rua disparam 40% este ano, os valores das rendas são inferiores aos apresentados em Lisboa, mas revelam crescimentos equivalentes. A localização mais cara no Porto para retalhistas diz respeito à Rua de Sta. Catarina, que regista uma renda anual de referência de 690 euros por m2.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *