Homepage Newsletter Produção

Portuguesa Science4You recebe €10 milhões de Banco Europeu de Investimento

Por a 8 de Novembro de 2017 as 21:33
Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you

A Science4you e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram esta semana um acordo que garante à empresa portuguesa dez milhões de euros em financiamento, no âmbito do Plano de Investimento para a Europa, da Comissão Europeia.

O valor parte do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) e permitirá à produtora de brinquedos educativos implementar um projeto de expansão do negócio, delineado para os próximos três anos, o qual abrange a “compra de novos equipamentos e licenças, o lançamento de novos produtos de aprendizagem para crianças, criados com base no conceito STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a entrada em novos mercados e o desenvolvimento da estratégia ecommerce”.

“Os nossos brinquedos já são comercializados em mais de 20 000 pontos de venda de retalhistas internacionais, como Target, Harrods e John Lewis. Esta ronda de financiamento vai permitir-nos continuar a crescer a nível internacional, mas também apostar em novas ferramentas e no mercado de ecommerce, fundamental para o crescimento da empresa”, disse Miguel Pina Martins, fundador e CEO (chief executive officer) da Science4you, durante a sessão em que assinou o acordo, juntamente com Román Escolano, vice-presidente o BEI.

A cerimónia realizada em Loures, na sede da produtora lusa, contou com a presença de Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, o qual comentou: “é muito satisfatório ver empresas portuguesas a utilizarem tão bem o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos. Portugal está atualmente classificado entre os cinco maiores países da União Europeia em investimentos desencadeados em relação ao PIB [Produto Interno bruto]”.

Do EFSI já foram mobilizados “mais de 240 mil milhões de euros em apoios a cerca de 461 000 Pequenas e Médias Empresas ao longo dos 28 Estados-Membros”.

Os fundos comunitários cedidos à Science4you devem ser aplicados “na maioria em Portugal”, garante a fabricante que este ano já investiu na ampliação das suas  instalações no MARL (Mercado Abastecedor Regional de Lisboa) para fazer face ao crescimento das exportações.

As vendas para fora do País já representam 60% da faturação da empresa fundada em 2008, que prevê com este novo projeto de expansão criar mais de 300 postos de trabalho em Portugal.

A Science4you surgiu de um projeto académico de Miguel Pina Martins e conta neste momento com escritórios em Lisboa e no Porto, além das filiais em Madrid e Londres. Conta com uma linha de mais de 500 brinquedos científicos e exporta para mais de 40 países. Além dos produtos, vende outros serviços como a organização de festas de aniversário e campos de férias científicos, workshops de ciência em escolas e ATLs, assim como formação de jovens e docentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *