Arranca em Lisboa projeto-piloto dos CTT para recolha de compras online em cacifos
Os CTT – Correios de Portugal iniciam esta semana um projeto-piloto de levantamento de encomendas de ecommerce através de cacifos automáticos. Os primeiros cacifos já se encontram instalados em cinco locais de “elevada circulação” da cidade de Lisboa

Ana Catarina Monteiro
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Os CTT – Correios de Portugal iniciam esta semana um projeto-piloto de levantamento de encomendas de ecommerce através de cacifos automáticos.
A inciativa arranca em Lisboa, onde os primeiros cacifos já se encontram instalados em cinco locais de “elevada circulação”: parque de estacionamento dos Restauradores, centro comercial Atrium Saldanha, estação de comboios de Entrecampos, estação de serviço Galp da segunda-circular (sentido Sul-Norte, saída Prior Velho) e o edifício-sede dos CTT, no Parque das Nações.
O serviço de “Parcel Lockers” começa a funcionar na próxima sexta-feira (dia 10 de novembro), dia escolhido pelos CTT para apresentar ao público a sua mais recente oferta, uma vez que se assinala o “Ecommerce Day”, justifica em nota de imprensa. A conferência realiza-se na manhã de sexta na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
O projeto-piloto terá a duração de um ano, ao longo do qual “serão lançadas outras funcionalidades”, podendo “depois ser estendido a mais localizações e a outras cidades do País”, equaciona a empresa lusa.
Para já, os negócios de ecommerce vão poder oferecer aos clientes a opção de receber as suas encomendas através de cacifos. Ao optar por este sistema, o consumidor escolhe a localização mais conveniente e recebe uma mensagem de texto com o número de cacifo onde a encomenda se encontra e um PIN secreto para o abrir. Todo o processo é automatizado e gerido por um sistema de reserva integrado nas operações dos CTT”.
“Este projeto-piloto surge como resposta a uma crescente necessidade manifestada pelos clientes de conveniência de local e horário na receção de objetos resultantes das compras eletrónicas, nomeadamente em horário pós-laboral”, explica a operadora.
As entregas de encomendas através de cacifos vêm reforçar a oferta do segmento “e-segue”, negócio de transporte expresso da empresa, que passa assim a oferecer a possibilidade de recolher encomendas até 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Atualmente, os Correiros de Portugal oferecem a entrega ao domicílio e mais de mil pontos espalhados pelo País, entre lojas próprias e de parceiros.
Em 2016, os CTT transportaram 780,2 milhões de objetos de correio endereçado, a que se juntam 497,8 milhões em correio não endereçado e 26,9 milhões de correio expresso e encomendas (14,6 milhões em Portugal e 12,3 milhões em Espanha). A empresa obtive um resultado líquido de 62,2 milhões de euros no ano transato.