Data Center Homepage Newsletter

Imobiliário nacional capta investimento de €1500 milhões até outubro e 40% dirige-se ao retalho

Por a 26 de Outubro de 2017 as 18:35

O investimento imobiliário no setor comercial em Portugal ultrapassou em outubro deste ano o volume registado em todo o ano de 2016, e o retalho absorveu a maior fatia (40% do valor total), segundo dados divulgados pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Entre janeiro e outubro foram investidos perto de 1500 milhões de euros em imobiliário comercial no País, distribuídos por quase 40 negócios, cujo peso do capital estrangeiro ultrapassa os 80%. Em 2016, o investimento comercial no mercado nacional fixou-se em 1300 milhões de euros, o segundo valor anual mais elevado desde que existe registo em Portugal.

Os dois maiores negócios de investimento até à data correspondem a portefólios de ativos: a aquisição da carteira de ativos logísticos da Logicor por parte dos chineses da CIC, que representa cerca de 260 milhões de euros, e a venda pela CBRE GI dos centros comerciais Forum Coimbra e Forum Viseu à sul-africana Green Bay por um valor de 220 milhões de euros.

Assim, a seguir ao retalho, os escritórios captaram a maior parte do total do investimento à data no País (37%), seguindo-se o setor industrial, com uma fatia acima de 20%. Já o setor hoteleiro atraiu uma parte residual, na ordem dos 2%.

O volume de capital originário da China e África do Sul representou mais de 30% do total, sendo que, segundo a consultora, no passado investidores destas nacionalidades eram praticamente inexistentes no mercado nacional.

Tendo em conta as operações atualmente em fase avançada de negociação, a Cushman & Wakefield estima que o volume de investimento ultrapasse os dois mil milhões de euros até final do ano, o que traduz um crescimento acima dos 60% face a 2016. Neste momento, em pipeline estão projeto que representam um investimento “superior a três mil milhões de euros”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *