FMCG Homepage Newsletter

Exportações de vinhos da Península de Setúbal crescem 45% até setembro

Por a 24 de Outubro de 2017 as 12:27

As exportações dos vinhos da Península de Setúbal cresceram 45%, em volume, nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo. No total, foram exportados 3,7 milhões de litros de vinho daquela região, destacando-se a recuperação das vendas para o mercado angolano.

Depois da descida acentuada dos “últimos três anos”, em 2017 as vendas de vinho da região de Setúbal para Angola cresceram 371,4% até setembro, em termos homólogos, segundo dados da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Península de Setúbal.

Além do mercado angolano, a subida das exportações foi sustentada pelo desempenho das vendas para Brasil, China e Canadá, que “mantiveram a tendência de crescimento” do volume de compras de vinhos de Setúbal.

Para a China, as exportações subiram 25,2%, face aos primeiros nove meses do ano transato. Já para o mercado brasileiro repete-se este ano a trajetória favorável, com um aumento de 20,5% do volume de vinho de Setúbal exportado. A região prevê, caso o ritmo de vendas se mantenha, fechar o ano de 2017 com um “recorde de vendas no mercado brasileiro”.

“Será uma confirmação da importância do Brasil para a região. Os nossos planos de promoção são anuais e dependem também do financiamento da União Europeia. Mesmo assim, o Brasil continuará a ser, cada vez mais, uma das prioridades para obter um crescimento sustentável para as empresas da Península de Setúbal que apostam neste mercado”, comenta Henrique Soares, presidente da CVR da Península de Setúbal.

O Brasil e a China são os países onde a CVR tem investido mais em promover a região. Para este ano, a comissão contou com um orçamento de “meio milhão de euros” para aplicar em ações de promoção, sendo que metade do valor seguiu para reforçar presença em mercados estrangeiros.

Para 2018, a comissão espera que os produtores aumentem o valor disponibilizado para promoção, uma vez que espera atingir este ano o “valor recorde” de 30 milhões de litros de vinho certificado, uma subida a partir dos 28 milhões de litros certificados em 2016, revelou ao HIPERSUPER Henrique Soares.

No total, as exportações captam atualmente 53% do valor das vendas da região. Angola, Brasil, Canadá, China, E.U.A., Noruega, México e Japão representam 98.03% do volume total de vinho de Setúbal exportado para fora da União Europeia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *