Mastercard lança API para comerciantes desenvolverem pagamentos através da blockchain
A mastercard apresentou este último fim-de-semana, durante a sexta edição da Money 20/20, em Las Vegas, uma nova API para blockchain

Ana Catarina Monteiro
Pipedrive anuncia nova funcionalidade de criação de relatórios de vendas baseados em inteligência artificial
Maior centro logístico do Lidl Portugal foi inaugurado em Loures
Os erros mais comuns ao usar cashback e como evitá-los
Nova colheita do Azeite Pintas Virgem Extra 2024 já está disponível
Primeira garrafa de água portuguesa produzida em alumínio chega ao mercado
Portugal Duty Free renova conceito de loja nos aeroportos nacionais
Carmo Wood instala mais de 2,5ha de estruturas anti-granizo em Odemira e Alcobaça
MO reabre loja em Barcelos com novo design
Banca de retalho com dificuldade em fidelizar clientes
AJAP alerta para a necessidade de intensificar o apoio aos Jovens Agricultores
A Mastercar criou uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) para blockchain, de forma a que os comerciantes e bancos parceiros possam oferecer novas formas de pagamento – através da blockchain. A nova API, já disponível no mercado, foi apresentada este último fim-de-semana, durante o Hackathon da sexta edição da conferência Money 20/20, a decorrer em Las Vegas de 22 a 25 de outubro.
Segundo a empresa, a tecnologia foi testada e validada e será implementada “inicialmente” ao nível do mercado profissional, ou B2B [business to business], para dar resposta a desafios de “velocidade, transparência e custos associados em pagamentos transfronteiriços”. A nova solução vem complementar a oferta existente de “cartões virtuais, assim como a Mastercard Send e a Vocalink, potenciando, assim, todos os tipos de fluxos de pagamento transfronteiriços e B2B baseados em contas, blockchain e em cartões”.
Desta forma, os parceiros da empresa de serviços financeiros podem oferecer novas modalidades de pagamento, através da blockchain – a tecnologia que sustenta as moedas virtuais, como a bitcoin ou a Ethereum. A nova solução permite transferir fundos gerados na blockchain para a rede de pagamentos da Mastercard, que inclui 22 mil instituições financeiras.
Além disso, com a nova API os comerciantes e outros negócios podem criar uma gama de novas aplicações em conjunto com um portefólio mais amplo de API da Mastercard, a qual disponibiliza também “kits de desenvolvimento de software em seis idiomas diferentes”, para simplificar esta integração.
“Ao combinar a tecnologia blockchain com a rede de resolução e as regras de redes associadas da Mastercard, criamos uma solução segura que, além de ser passível de auditoria, é fácil de dimensionar”, afirma Ken Moore, vice-presidente executivo da Mastercard Labs.
A aposta da Mastercard na tecnologia blockchain é visível através das mais de 35 patentes no domínio do blockchain registadas à data e investimento no Digital Currency, grupo que constrói, incuba e investe em empresas ligadas à blockchain e à Bitcoin, assim como da adesão recente à Enterprise Ethereum Alliance de forma a explorar o potencial da utilização da criptomoeda Ethereum.