Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Faarm cria solução que permite interação dos consumidores finais com qualquer produto

Por a 16 de Outubro de 2017 as 15:17

A startup Faarm foi a vencedora do concurso Innovation Challenge lançado em junho pela Microsoft Portugal. A solução tecnológica desenvolvida pela startup para a indústria de consumo, concretamente para a Sumol+Compal, foi considerada a melhor entre as cinco ideias finalistas.

A competição propunha o desenvolvimento de soluções tecnológicas que resolvessem problemas atuais de cinco indústrias: Retalho de Luxo, Media, Saúde, Turismo e Consumo. Para isso, juntaram-se ao concurso as empresas Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Pestana Hotel Group e Sumol+Compal que definiram os desafios concretos apresentados aos concorrentes.

A Faarm procurou resolver o problema apresentado pela dona da bebida Compal: “como podem tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que possamos melhor servir os nossos clientes?”.

A solução desenvolvida pela startup permite a interação com o consumidor final através de um “tracker” interativo colocado nos rótulos dos produtos da empresa que possibilita a interação direta com os diferentes canais de comunicação da empresa, obtendo  informação como dados nutricionais ou advertências ao consumo, entre outros. Por outro lado, a empresa consegue aceder a informação “anonimizada”, que contribuirá para desenvolver novos produtos que vão  ao encontro dos gostos e necessidades dos consumidores.

Depois da fase de mentoria das empresas concorrentes, na fase do “hackathon”, que decorreu entre 11 e 15 de setembro, as empresas afinaram os seus projetos com o apoio da Microsoft.

“Esta solução desenvolvemo-la numa semana e é apenas uma prova de conceito para algo que pode representar um sucesso na indústria pois permite a interação dos consumidores finais com qualquer tipo de produto e dá-lhes essa escolha”, explica Miguel Lupi, fundador da startup.

O projeto sagrou-se vencedor no passado dia 11 de outubro, após a apresentação das cinco startups finalistas (uma por cada indústria). Além de garantir presença na Web Summit, que decorre no próximo mês de novembro, em Lisboa,  a startup vencedora recebe até 120 mil euros de créditos em serviços Cloud Microsoft Azure e a possibilidade de desenvolver uma Prova de Conceito com a Sumol+Compal.

O Innovation Challenge foi lançado pela Microsoft Portugal em junho, na sequência do programa Ativar Portugal Startups. O júri do desafio integrou elementos das empresas Aceleradores e Venture Capitalists – Armilar Partner Ventures, Faber Ventures, Beta-i, Edp Starter e Bright Pixel.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *