Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sonae convida startups a testarem projetos em ambiente real

Por a 3 de Outubro de 2017 as 19:10
© André Henriques

A Sonae lançou a iniciativa “Disrupt Retail – Call for Technology”, que tem como objetivo permitir às startups nacionais e internacionais testarem em ambiente real as soluções que desenvolvem. O projeto enquadra-se na política de inovação do grupo da Maia e visa fomentar novas soluções tecnológicas, disruptivas e criadoras de valor para os clientes das insígnias de retalho.

“Procuramos com esta iniciativa promover a sincronização de ritmos de geração de valor entre os ecossistemas corporativos e startups. Esta sincronização é catalisada pelo cruzamento das propostas de valor dos mais diversos empreendedores com oportunidades existentes ao longo de toda a cadeia de valor do retalho”, sublinha João Gunther Amaral, CIO da Sonae MC, a divisão de retalho alimentar da Sonae.

A primeira edição do projeto aceita candidaturas até 15 de outubro. Os projetos serão implementação ainda este ano, através da BIT, a área de sistemas de informação da Sonae para o retalho.

As startups participantes beneficiarão do acompanhamento de especialistas em tecnologia e retalho, da possibilidade de utilização de um ecossistema com mais de três milhões de clientes e mais de 1.000 lojas e da validação de produto pelos clientes e stakeholders do grupo. A iniciativa dá também acesso a eventuais investimentos nos projetos pela unidade de gestão de investimento Sonae IM, onde se inclui a Bright Pixel.

A empresa procura projetos nas áreas de otimização de merchandising, operações de loja e armazéns, “engagement” com clientes, logística e experiência de compra (online e offline), mas pode acolher projetos noutras áreas que sejam disruptivos para o setor do retalho. Entre as tecnologias valorizadas na iniciativa estão inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet of Things (IoT), robótica, assistentes virtuais e blockchain.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *