Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Opinião

Blockchain: tecnologia disruptiva que promete simplificar os processos de negócio

Por a 3 de Outubro de 2017 as 17:09

É provável que já tenha ouvido falar da nova tecnologia que, através de técnicas criptográficas, promete vir a revolucionar os negócios. Chama-se Blockchain e (de forma sucinta) o que faz é permitir a agilização de transações complexas sem intermediários, e isto aplicável a qualquer indústria ou mercado.

Por Carlos Carvalheira, Account Executive do SAS

Ou seja, o Blockchain é uma estrutura de dados onde se fazem transações virtuais, transações estas que são feitas de forma transparente, rápida e simples, não havendo necessidade da intervenção de nenhuma entidade de gestão central (seja um banco ou uma empresa de crédito, por exemplo). É uma espécie de livro-razão de transações de negócios, onde a tecnologia tem um papel facilitador, garantindo máxima segurança, eficiência, fluidez e fiabilidade.

Há muito mais, mas diria que, por agora, o importante a reter é que se trata de uma tecnologia que permite viabilizar transações num único arquivo com registo completo e inviolável, sendo que ali pode-se guardar informação e provar que esta está imutável. E, para fazer isto, não há necessidade de instituições verificadoras, o que significa corte de custos e maior agilidade nas operações.

Em plena era digital, onde todos temos que acompanhar a alucinante evolução e transformação do mercado, o aparecimento deste tipo de tecnologia que promete mudar os negócios e melhorar as suas infraestruturas é sempre bem-vindo.

Está ainda numa fase inicial e há que perceber até que ponto pode esta tecnologia responder aos novos desafios com que somos confrontados, mas há já casos onde foi utilizada tendo o feedback sido positivo.

A premissa é que se trata de uma tenologia que “cria” um cenário confiável para a realização de transações. Pensemos no retalho… em relação a uma cadeia de fornecimento de alimentos: é a forma de produtores, fornecedores, distribuidores, retalhistas e até consumidores terem acesso autorizado a informações credíveis e conhecidas sobre, por exemplo, a origem dos alimentos, o seu estado, a sua rastreabilidade… Ou seja, neste caso específico poderia melhorar a segurança alimentar.

Penso que esta é, sem dúvida, uma das vantagens do Blockchain, a transparência e consequente garantia de que as pessoas que estão do outro lado são sérias e lícitas. E, como não há intermediários, a comunidade ganha uma nova força… e é todo um ecossistema que se forma e que utiliza a mesma base de dados e os mesmos registos.

A questão da segurança é garantida. Os dados passam a estar como que distribuídos, o que minimiza a probabilidade de um ataque, pois para isso teria de se entrar ao mesmo tempo em todos os sistemas que têm a informação. O que é praticamente impossível.

carlos-sas

Carlos Carvalheira, Account Executive do SAS

O facto de fornecer uma estrutura segura para se fazer legalmente qualquer transação, de forma 100% fiável e confidencial, dá a esta tecnologia grande poder, apesar da resistência inicial que acredito poder existir.

Penso que um dos passos a dar é fornecer informação e consultoria às organizações que estejam eventualmente interessadas neste processo de descoberta, desenvolvimento e aposta nesta nova realidade tecnológica.

Na verdade, o Blockchain pode facilitar, simplificar e melhorar negócios e processos, sendo aplicável a diversos setores – como o retalho, saúde e transportes, entre outros – na gestão do fluxo de bens e pagamentos. O seu potencial é enorme e acredite que esta é uma das tecnologias do futuro que vai mudar para sempre a forma como se fazem os negócios!

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *