“Propósito e emoção”: conceitos a ter em conta na transformação digital do retalho
No novo contexto de retalho “phygital”, há que integrar tecnologia com foco no propósito dos clientes e comunicar com emoção, aconselham os profissionais que participaram na primeira edição da Retail Design Conference em Portugal

Ana Catarina Monteiro
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
No novo contexto de retalho “phygital”, há que integrar tecnologia com foco no propósito dos clientes e comunicar com emoção, aconselham os profissionais que participaram na primeira edição da Retail Design Conference em Portugal. O evento promovido pela consultora espanhola 3g Smart Group, onde se debateu a transformação digital dos espaços de retalho, decorreu esta semana no edifício da Vodafone, em Lisboa.
O conceito de “Customer Value Proposition” e a ideia de fornecer experiência com propósito estiveram na base da intervenção de Miguel Sousa Major, Executive Officer da empresa de impressão profissional, eletrónica e telecomunicações OKI BR Portugal. “Não é a tecnologia que está a matar as tradicionais formas de comércio, mas a simplicidade e a rapidez na experiência do cliente através da tecnologia”.
Para o responsável, o mercado atravessa a “Era do Propósito”, em que é “o fator humano que faz a diferença”, uma vez que a “tecnologia em si não é disruptiva, mas sim a forma como se utiliza a inovação tecnológica”. As empresas que “lideram a transformação digital entendem o propósito do cliente”.
Na conferência, Eunice Quintas, Retail Transformation Manager da Vodafone, apresentou o projeto de reformulação de 200 lojas físicas da empresa em Portugal, evidenciando a crescente importância do aconselhamento. “O setor do retalho atingiu uma grande complexidade e exige cada vez mais aconselhamento. Isso fez com que tivéssemos de repensá-lo totalmente. O resultado é uma loja inovadora, totalmente centrada no cliente, mais simples, mais sensorial, mais interativa, onde a circulação é mais fluída”. Assim, a transformação da experiência do cliente nas lojas da Vodafone assentou sobre três pilares: “o design dos espaços, as pessoas (clientes e o antendimento) e a tecnologia”.
Por sua vez, Hélio Soares, CEO da UPpartner, salientou o papel no fator emocional, já que, no novo contexto de retalho “phygital”, a emoção e a intuição influenciam “95% das decisão de compra”. Segundo o Chief Executive Officer, “no mundo em que vivemos, não há propriamente uma loja física e uma loja digital separadas. Se pensamos numa, pensamos automaticamente na outra. Nesta reinvenção do consumo, em que estamos permanentemente conectados e procuramos tanto a autenticidade como a personalização e a ‘premiumização’, o marketing digital tem de criar emoção para se aproximar do consumidor”.
O evento contou também com a participação de Jorge Nascimento, Brand Manager Indoor da Sonae MC, que considera, “num contexto de mercado em que todos os dias surgem marcas novas, mais que a fidelização, é importante para as marcas conseguirem atingir a frequência. Isto é, conseguir ter o cliente consigo frequentemente. E para isso é preciso ser verdadeiro (porque o novo consumidor irá sempre comparar) e manter a capacidade de surpreender”.
Armando Mateus, Customer Experience Officer da TouchPoint Consulting, Henrique Fonseca, Retail Director da Vodafone, Manuela Vaz, Managing Director Products Lead da Accenture, Luis Miguel Garrigós, CEO & Founder da Rrebrand Strategic Design e Jorge Afonseca, diretor da 3g office Portugal, discursaram também na conferência, assim como Francisco Vázquez, presidente do grupo que organizou o evento, o qual percorre ao longo deste ano 28 cidades da mercados ibérico e latino-americano.