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As seis inovações “made in Portugal” premiadas nos prémios Intermarché 2017

Por a 28 de Setembro de 2017 as 16:13
O leitão confecionado da Prisca foi considerado a melhor Ideia com Potencial

O Intermarché apresentou esta quarta-feira os vencedores da quarta edição dos Prémios para a Produção Nacional. A Montiqueijo, com o seu queijo fresco em barra, venceu a categoria Inovação e o leitão confecionado da Prisca foi considerado a melhor Ideia com Potencial.

Entre as seis produtoras galardoadas na cerimónia realizada na Faculdade de Medicina Veterinária, onde esteve presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, estão também a Elderink Lacticínios e a Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, distinguidas na categoria de Produtos Transformados; e as Ovivárzea e Pepe Amoras na categoria Produção Primária.

O júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas, às empresas ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados, pelas algas comercializadas, e Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira, pelo seu porco bísaro. As duas produtoras concorreram às categorias de Inovação e Produção Primária, respetivamente.

Os projetos vencedores garantem escoamento dos produtos através da rede nacional de lojas do Intermarché e a possibilidade de serem comercializados em pontos de venda da insígnia em França, Bélgica e Polónia.

Conheça os projetos vencedores: 

– Inovação:
A Montiqueijo – Queijos de Montemuro venceu com um novo conceito de queijo fresco que se diferencia pela forma, em barra, tamanho e trabalhabilidade, explica o Intermarché.

– Ideias com Potencial:
O leitão assado da Prisca – Alimentação é confecionado através de uma técnica inovadora de pré-assadura e estará disponível em dosagens diferenciadas. O que traz ao consumidor um formato de consumo rápido e sem perda das características típicas e organolépticas do tradicional leitão assado.

– Produtos Transformados:
A Elderink Lacticínios distinguiu-se com os  pimentos recheados, confecionados com massa de queijo creme fresca, feita a partir de leite inteiro e com tratamento térmico lento a baixa temperatura, o que permite uma pasteurização e fermentação lenta e demorada. O que faz com que este produto tenha baixo teor de lactose e o Ph baixo. na ordem de 4,5, inibindo o desenvolvimento de microrganismos. Por sua vez, a Pastelaria Flor de Aveiro desenvolveu o Bolo Morgado do Bussaco, um doce tradicional, oriundo da Mata do Bussaco, no distrito de Aveiro. Este é um bolo isento de glúten produzido com noz, ovos-moles de Aveiro e mel.

– Produção Primária:
arroz carolino português da Ovivárzea é controlado desde a semente ao embalamento. Já no que diz respeito aos Figos-da-Índia, o principal produto da exploração da Pepe Aromas, além do fruto, praticamente toda a planta é utilizável, seja para alimentação seja para a indústria cosmética (palmas, flores e sementes).

Todas as candidaturas foram avaliadas por um júri onde para além do Intermarché estiveram representantes de todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa: Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Confederação dos Agricultores de Portugal, Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto Superior de Agronomia, Grupo Impresa e Quercus. O processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores foi auditado pela EY (parceiro auditor). A nível institucional, o concurso conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Mar.

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