Distribuição Homepage Newsletter

Eurocash de Luís Amaral compra retalhista polaca Mila por €81 milhões

Por a 28 de Setembro de 2017 as 13:01

A distribuidora detida pelo português Luís Amaral na Polónia, a Eurocash, chegou a acordo para aquisição de 100% do capital da cadeia de supermercados Mila, após um período de negociações exclusivas. A transação fixou-se em 350 milhões de zlotys polacos (cerca de 81 milhões de euros) e reforça a aposta no setor do retalho do grupo especializado no comércio grossista.

Sob alçada da insígnia Mila operam 188 supermercados localizados no centro da Polónia, cujas vendas em 2016 alcançaram 1,5 mil milhões de zlotys (cerca de 349 milhões de euros), explica em comunicado a Eurocash.

Desta forma, a empresa adquirida em 2003 por Luís Amaral à Jerónimo Martins dá seguimento à estratégia de expansão no retalho polaco, depois de em janeiro deste ano ter adquirido a holding das cadeias EKO e Ledi, tomando posse de 253 pequenos supermercados, maioritariamente situados no sudeste da Polónia.

O grupo que serve uma rede de quase 15 000 lojas de retalho independentes pretende “construir uma cadeia de supermercados nacional em cooperação com parceiros de franchising, assim como através de lojas próprias para dar suporte ao desenvolvimento da rede em nova regiões” daquele País.

O investimento na cadeia Mila deixa de fora “propriedades selecionadas não adquiridas pela Eursocash” e permite ao grupo especializado na venda cash and carry “reforçar capacidades logísticas, sobretudo na distribuição de produtos frescos para as lojas franchisadas no centro da Polónia, e desenvolver competências nas operações de retalho”.

A empresa afirma deter uma quota de 26% do mercado alimentar na Polónia, país onde a portuguesa Jerónimo Martins opera a cadeia de supermercados Biedronka, insígnia com 2741 lojas. Segundo o presidente da dona do Pingo Doce, Pedro Soares dos Santos, a quota de mercado da cadeia Biedronka foi reforçada em 1,8 pontos percentuais em 2016, situando-se agora “na ordem dos 20%”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *