Data Center Distribuição Homepage Newsletter

Confiança de comerciantes piora em setembro ao contrário de restantes setores

Por a 28 de Setembro de 2017 as 19:14

A confiança dos consumidores portugueses recuou nos últimos dois meses, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje publicados. Depois de em junho bater o recorde dos últimos 20 anos, o indicador de confiança dos portugueses no consumo caiu pela primeira vez desde o início de 2013.

Entre as empresas, apesar da queda evidenciada em agosto, o indicador de confiança estabilizou em setembro, sendo que neste mês o comércio foi o único setor cuja confiança diminuiu.

A confiança do comércio estava em crescendo desde abril de 2016. As perspetivas de atividade das empresas do setor estabilizaram em setembro, após as melhorias registadas em julho e agosto.

Entre os subsetores do retalho, no entanto, notam-se dinâmicas opostas. Em setembro, o indicador de confiança aumentou no comércio a retalho e diminuiu para as empresas de venda grossista. As apreciações sobre o volume de vendas melhoraram entre os retalhistas e diminuíram no comércio por grosso. Já as perspetivas de encomendas a fornecedores e perspetivas sobre a evolução de preços de venda recuperaram em ambos os subsectores, enquanto as expetativas face ao volume de stocks comprados e face ao emprego pioraram.

Por outro lado, os negócios ligados aos serviços recuperam em setembro a confiança em relação à evolução da atividade empresarial, assim como da carteira de encomendas e da procura. O indicador apresenta uma maior subida nos subsetores de “Transportes e armazenagem” e  “Atividades de informação e de comunicação”, enquanto, por sua vez, as  “Atividades imobiliárias” têm a queda mais expressiva.

A confiança das Indústrias Transformadoras aumentou nos agrupamentos de “Bens de Consumo” e de “Bens de Investimento”, tendo diminuído no agrupamento de “Bens Intermédios”. Nos três subsetores, verificou-se um aumento dos saldos das expetativas de preços de venda e das perspetivas de emprego e um recuo de confiança no que concerne à procura, interna e externa.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas, por sua vez, atingiu o valor máximo desde julho de 2002, refletindo melhorias nas perspetivas de evolução das carteiras de encomendas e perspetivas de emprego.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *