Exportação de vinhos alentejanos cresce 28% no primeiro semestre
O preço médio do vinho alentejano aumentou 9% para os 3,08 euros por unidade, posicionando-se acima da média nacional

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
As exportações de vinho alentejano aumentaram 28% em valor nos primeiros seis meses do ano, face ao primeiro semestre de 2016, com Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França a captarem 57% das vendas além-fronteiras. Em quantidade, as exportações de vinho DOC e Regional alentejano subiram 17%, com os cinco principais mercados supracitados a absorverem 55% do volume de garrafas encaminhadas para o exterior do País no primeiro semestre.
Francisco Mateus, presidente da direção da CVRA, prevê que as exportações de vinhos da região atinjam o valor mais elevado de sempre em 2017. “Esperamos superar os resultados do ano passado, pois o segundo semestre é mais forte, e fechar 2017 como o melhor ano na exportação”.
O preço médio do vinho da região subiu 9% para os 3,08 euros por unidade, valor acima da média nacional (2,75 euros por unidade). “O crescimento do preço médio traduz-se em uma maior perceção da qualidade por parte dos importadores e consumidores internacionais. Brasil e Angola são mercados de peso que alavancam a exportação mas, numa análise sem estes dois países, o preço médio até cresceu mais – 10%”, destaca o presidente.
O Alentejo exporta os seus vinhos para 112 mercados, tendo duplicado a quantidade exportada nos últimos dez anos. Na primeira metade do ano, a região representou “20% em valor e 18% em volume no total das exportações de vinhos DOC e Regionais portugueses”, disse ao HIPERSUPER Francisco Mateus.