Coca-cola utiliza inteligência artificial para revolucionar compra em vending machines
Os clientes vão poder comprar bebidas através dos dispositivos móveis, antes mesmo de se deslocarem às máquinas

Ana Catarina Monteiro
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A Coca-Cola está a recorrer à inteligência artificial (IA) aplicada às máquinas “self service” de venda automática para alavancar a experiência de compra dos consumidores.
A Coca-Cola, em colaboração com o Facebook Messenger e a Pandorabots, um sistema de inteligência artificial que permite construir assistentes virtuais capazes de fornecer conversas personalizadas, construiu uma aplicação, conectada às vending machines, a qual permite potenciar a experiência de compra dos consumidores.
A nova ferramenta tem por base um sistema compatível com as atuais vending machines no mercado, o qual permite conectá-las e controlá-las a partir da cloud, criado pela Amatil, divisão da multinacional para os mercados Austrália, Nova Zelândia e Pacífico Sul.
Os clientes podem, assim, comprar bebidas através dos dispositivos móveis, antes mesmo de se deslocarem às máquinas ou conversar com o robot digital através do Messenger do Facebook. Com base na atividade dos utilizadores na rede social, o sistema pode detetar a localização dos mesmos, o seu idioma, respondendo de forma personalizada às dúvidas dos clientes.
De acordo com o diretor-geral de Inovação Digital da multinacional de bebidas, Greg Chambers, que anunciou o lançamento de uma nova aplicação no evento Mobile Beat, realizado em julho passado em San Francisco (EUA), “através da inteligência artificial, assistentes digitais e ferramentas ‘mobile’, os consumidores poderão comprar duas bebidas de cada vez e enviar uma pelo Facebook a um amigo que pode levantá-la a partir de qualquer outra vending machine”.
O sistema permite ainda oferecer descontos e recomendações concebidas de acordo cada cliente. Numa primeira fase, estará disponível na Nova Zelândia.