Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição de setembro do HIPERSUPER

Por a 11 de Setembro de 2017 as 12:42
K-Hiper1000px_348

A edição de setembro do HIPERSUPER tem como destaque o Regresso às Aulas. Num ano em que a confiança dos portugueses alcançou máximos dos últimos 20 anos, os distribuidores acautelam-se em relação ao aumento do gasto médio, mas antecipam mais qualidade e “premium” nos cestos de compras. A época significa uma transformação das lojas em “one stop shops”, com a oferta de conveniência e preço a moldar as estratégias das cadeias para este ano. Quanto às tendências, chega aos lineares o material escolar “híbrido” (tecnológico+tradicional). O resto vai ter que ler, mas não se fique pelo destaque.

Conheça os temas desta edição:

Entrevista: A nova líder da Nespresso e os investimentos da Garland

É a primeira mulher a assumir a presidência da filial portuguesa da Nespresso. Ana Lenz, de nacionalidade suíça, gosta de desafios, sendo que aproximar-se dos consumidores é imperativo na sua nova função; De capital português, a Garland tem em marcha um investimento de 19 milhões de euros, que nos é explicado por Peter Dawson, presidente do conselho de administração do grupo.

Especial Retalho: “Dia sem IVA” e Retalho Especializado

Fechadas as contas ao primeiro semestre, é altura de analisar a performance do retalho nacional. Neste especial, destacamos em dois títulos as dinâmicas observadas: 1) “Dia sem IVA” chega aos supermercados e 2) Comércio especializado mais dinâmico até junho.

Distribuição: A cadeia de distribuição moderna que está a conquistar o norte

Apesar de o resto do País ainda não a conhecer, a Froiz já não passa despercebida a norte de Ovar. A cadeia espanhola tem 13 supermercados em Portugal e, depois de inaugurar no ano passado, em Braga, um novo centro logístico para abastecer as lojas e o primeiro espaço de venda grossista no País, o grupo da Galiza quer expandir a rede de retalho. Conheça os planos desta insígnia da distribuição moderna.

FMCG: Tomate e vinho, de Portugal para o mundo  

O tomate português despertou o interesse das empresas japonesas Kagome e NEC, que ocuparam a Herdade do Caldas, em Vila Franca de Xira, para testar uma nova solução tecnológica para esta cultura. No Japão o tomate português é “premium”; Também de Portugal para o mundo: a marca de vinho português mais exportada faz 75 anos. Sabe qual é? Fica a pista: tem cor “rosé” e uma garrafa icónica em formato de cantil.

Data Center: Pet Care, T-commerce e audiência online no verão

Gatos mais presentes nos lares portugueses, diz o título da análise exclusiva deste mês da Kantar Worldpanel para o Hipersuper. Dentro do segmento de Pet Care, os felinos estão a puxar pelo consumo; sabe qual a oferta para compras através da televisão em Portugal? – o ComparaJá foi descobrir qual a experiência que o T-commerce oferece hoje no País; Camilla Fonseca, da ComScore, preparou também mais uma análise exclusiva sobre o retalho online no País e diz-nos como correu o retalho online neste verão.

Especial Veículos Comerciais: sistemas elétricos

os sistemas elétricos são ainda uma pequena fatia do mercado de transportes mas estão a conduzir a inovação no setor automóvel. Além da redução de custos e reforço a sustentabilidade ambiental que trazem aos negócios, os veículos elétricos estão a crescer no mundo empresarial. Ao que não é alheio o impulso dos benefícios fiscais do Estado, os quais têm vindo a ser reforçados ano após anos. Será 2017 o ponto de viragem para a mobilidade elétrica? Falamos também com o presidente da ANTRAM para fazer o ponto de situação das reivindicações legislativas para o segmento de transporte de mercadorias.

Ponto de venda: O maior projeto de sinalética digital em 2017 e “mobiSHOUT! Retail”

Pedro Pinto, diretor de Marketing da empresa de sinalética digital Edigma, levanta o véu das ferramentas digitais de comunicação e interação com o público a integrar no MAR Shopping Algarve; a portuguesa Mobinteg desenvolve aplicações  que trazem a Internet das Coisas para o smartphone e permitem uma comunicação espontânea com o consumidor, tendo por base as suas ações e localizações. A tecnologia, que ganhou espaço no turismo, foi aplicada ao retalho. Conheça a ferramenta de distribuição de conteúdos “mobiSHOUT! Retail”.

Opinião: Da transformação digital ao novo poder do consumidor

Luís Mouta Dias (consultor Michael Page Retail Portugal) fala sobre as tendências tecnológicas para elevar a experiência de compra no retalho; presença habitual: José Figueiredo, do ComparaJá, ensina a “fazer da ética uma forma de fidelizar consumidores (e atrair talento)”; Catherine da Silveira é a docente do programa de Gestão de Retalho e Consumer Analytics da Nova School of Business & Economics que este mês nos escreve. Diz que há um “novo poder do consumidor”; o “Triângulo do Shopper” é um conceito descrito pelo consultor (que também já se habitou a ler no Hipersuper) Miguel Murta Cardoso: cada vértice é uma expectativa do cliente, mas será possível satisfazer as três ao mesmo tempo? ; a opinião desde mês de Carlos Carvalheira (SAS) recai sobre o processo de transformação digital das empresas: “o caminho deve ser trilhado junto dos trabalhadores”, defende.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *