Distribuição Homepage Newsletter

Crise no comércio europeu: Governo garante que não há ovos contaminados à venda no País

Por a 5 de Setembro de 2017 as 17:21

O Ministério da Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados à venda em Portugal, após a agência Lusa ter anunciado que o País surge na lista elaborada pela Comissão Europeia com os mercados afetados pela contaminação de dezenas de milhões de ovos com o pesticida fipronil, um antiparasitário proibido na cadeia alimentar.

Há uma semana, a Comissão indicou que 34 países, 26 dos quais estados-membros da União Europeia, teriam sido alvos da fraude de comércio de ovos contaminados após uma desinfestação de explorações de galinhas, ocorrida em setembro passado, em que foi utilizado um produto com fipronil na sua composição.

Entre os estados-membros, apenas os mercados da Croácia e da Lituânia não foram afetados. Fora, a Suíça, a Noruega e a Rússia constam também entre os países abrangidos pela fraude.

No entanto, fonte do Ministério da Agricultura disse hoje à Lusa que Portugal surge na lista da Comissão Europeia devido a uma compra, reportada às autoridades europeias, de ovos sinalizados no âmbito desta crise, a qual foi efetuada por um português, mas na Bélgica.

Desta forma, o Governo garante que “não há ovos contaminados no mercado nacional nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados”. A fonte indicou ainda que desde julho, quando surgiram as primeiras notícias sobre a circulação dos ovos contaminados, que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está no terreno e não detetou desde então nenhum produto afetado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *