Vendas em centros nacionais da Sonae Sierra crescem acima de portefólio europeu
As vendas dos lojistas dos centros comerciais operados em Portugal pela empresa participada da Sonae cresceram acima da média europeia na primeira metade do ano. Em comunicado emitido esta quarta-feira à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), a Sonae Sierra explica que enquanto no País as vendas a retalho nos centros subiram 7,1% no semestre, no total do portefólio europeu o volume de negócio dos comerciantes alojados nos centros cresceu 6,9%, face ao período homólogo anterior. Em Espanha, o aumento foi de 5,2% e no Brasil as vendas dos lojistas subiram 7,3% (em reais brasileiros) face ao primeiro semestre de 2016.
A operadora especializada na construção e gestão de centros obteve nos primeiros seis meses do ano um lucro líquido de 64,2 milhões de euros. O que representa um crescimento de 9% face aos 59 milhões de euros atingidos em igual período do ano transato.
A empresa reforçou a sua atividade de prestação de serviços, tendo assinado no total 89 novos contratos – 84 contratos dizem respeito a serviços de desenvolvimento e arquitetura, no valor de 7,5 milhões de euros, e quatro contratos foram de serviços de gestão de centros comerciais, no valor de 1,1 milhões de euros. “O negócio de prestação de serviços manteve a rota de crescimento, em linha com os períodos anteriores”, salienta no comunicado Fernando Guedes Oliveira, CEO (chief executive officer) da Sonae Sierra.
Além disso, a empresa prosseguiu com a estratégia de reciclagem de capital, tendo efetuado neste semestre aquisições através do fundo Iberia Coop, da Socimi (Sociedad Cotizada de Inversión Inmobiliaria) ORES e da recente parceria com a AXA IM.
Através do fundo Iberia Coop, no qual detém uma participação de 10%, a operadora adquiriu a totalidade do Albufeira Retail Park. Já através da empresa de investimento listada no Mercado Bolsista Alternativo de Espanha (MAB), a ORES, criada em conjunto com o Bankinter e cuja gestão é da responsabilidade da Sonae Sierra, detentora de uma participação de 3,75%, foram adquiridos cinco ativos – dois em Portugal (Portimão Retail Center e Media Market Braga) e três em Espanha (Forum Leioa, Forum Galar e Mercadona Oviedo).
Por fim, a empresa realizou a compra do Área Sur Centre, um dos maiores centros comerciais da região da Andaluzia, em Espanha, lê-se no comunicado. O negócio concretizou-se através de uma parceria com a AXA Investment Managers – Real Assests, da qual a Sonae Sierra detém 15%, tendo agora a seu cargo a gestão do ativo que ostenta uma área Área Bruta Locável de 47 000 metros quadrados (m2) e recebe anualmente cerca de sete milhões de visitantes. A sua área de influência abrange cerca de 450 000 habitantes.
Dos projetos em desenvolvimento destacam-se o Nuremberg (Alemanha), McArthurGlen Designer Outlet Málaga (Espanha), Zenata Shopping Centre (Marrocos), Jardín Plaza Cúcuta (Colômbia) e as expansões dos centros comerciais portugueses NorteShopping e Colombo.
O shopping espanhol McArthurGlen Designer Outlet Málaga está a ser erguido em parceria entre a McArthurGlen (50%) e a Sonae Sierra (50%), representando um investimento de 115 milhões de euros. Com previsão de abertura para 2018, o espaço vai criar 30 000 m2 de área de venda, oferecendo aos consumidores mais de 100 marcas.