Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Dia Internacional da Cerveja: os números da indústria cervejeira em Portugal e na Europa

Por a 4 de Agosto de 2017 as 19:00

Hoje, 4 de agosto, é Dia Internacional da Cerveja. Desde 2007 que na primeira sexta-feira do mês de agosto se comemora a efeméride instituída na Califórnia, Estados Unidos, e assinalada em cerca de 200 cidades de mais de 50 países.

A cerveja é uma das mais antigas bebidas fermentadas confecionadas pelo ser humano. Segundo a Confraria da Cerveja, entidade sem fins lucrativos criada em 2003 para divulgar a cerveja em Portugal, a mais antiga referência escrita sobre a produção de cerveja remonta à civilização Suméria e tem pelo menos 6000 anos. Entre os ingredientes base daquela fórmula estavam cevada, lúpulo, água e levedura.

Para a Confraria, o Dia Internacinal da Cerveja tem como objetivo promover o “convívio entre os amigos e a degustação da cerveja, homenagear os responsáveis pela produção, distribuição e comercialização e unir os diferentes países à volta cerveja, celebrando a sua diversidade”.

Neste sentido, o HIPERSUPER aproveitou o pretexto para tecer o panorama da atividade da indústria cervejeira e do consumo em Portugal e na Europa.

Portugal produz 673 milhões de litros de cerveja em 2016

Portugal é o 12º maior produtor entre os 28 países da União Europeia. No último ano foram produzidos mais 673 milhões de litros no País, segundo o Eurostat.

Nos últimos anos a indústria cervejeira nacional tem apostado em referências “premium” e artesanais que trazem uma maior aproximação da cerveja à gastronomia. E a inovação está a mover o consumo. Os portugueses estão a comprar mais cerveja, quer em hiper e supermercados quer no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés). No primeiro semestre deste ano, as vendas subiram 10% em ambos os canais, segundo a Nielsen. Valores que, ao se manterem na segunda metade do ano, farão de 2017 o “ano com os maiores crescimentos da última década”, destaca Tiago Aranha, Client Development Manager da consultora.

Depois de dez anos a perder volumes de vendas (com 2014 a destacar-se como ano mais negro), em 2016 as vendas de cerveja estagnaram totalizando os 372 milhões de litros, em linha com o ano anterior. No entanto, a aposta das marcas em inovação fez a categoria crescer em valor, concretamente 3%, face a 2015, para os 1028 milhões de euros. Com uma penetração de 74% nos lares nacionais, a cerveja foi comprada no ano passado, em média, oito vezes por cada lar português, com um gasto médio de 5,36 euros em cada visita às lojas.

Produção aumenta 400 milhões de litros m 2016 na Europa

No último ano foram produzidos 39 mil milhões de litros de cerveja com álcool na União Europeia (UE), o que representa mais 400 milhões de litros face a 2015, de acordo com os dados do Gabinete de Estatística da UE. Do volume total produzido na Europa em 2016, quase 900 milhões de litros (2%) apresentam um teor alcoólico abaixo dos 0,5% ou nulo.

Seis dos 28 estados-membros da UE são responsáveis por dois terços (cerca de 67%) de toda cerveja com álcool produzida na comunidade europeia. A Alemanha apresenta-se como principal produtor de cerveja em 2016, com um volume total de 8,3 mil milhões de litros (21% do total da UE) fabricado. Seguem-se Reino Unido (5,1 mil milhões de litros, o que corresponde a 13% do volume total de produção na Europa em 2016), Polónia (4 mil milhões de litros, 10%), Espanha (3,7 mil milhões, 9%), Holanda (2,6 mil milhões, 7%) e Bélgica (2,3 mil milhões de litros, 6%).

Em termos de países exportadores, a Holanda lidera com um total de 1,9 mil milhões de litros de cerveja com álcool exportados em 2016. Os Estados Unidos são o mercado de fora dos países da UE que mais compra cervejas europeias. No ano passado as vendas para os EUA alcançaram os 1,1 mil milhões de litros, o que representa 34% do volume exportados para mercados extra-comunitários. Ainda que distanciada do maior importador, a China segue em segundo lugar com 535 milhões de litros comprados à Europa no ano transato.

Por outro lado, ainda que seja marginal, a importação de cerveja para a Europa é feita em maior volume a partir do México, país de onde viajaram 179,5 milhões de litros para a UE em 2016, o que corresponde a quase metade do total de cerveja importada pela comunidade europeia.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *