Data Center Homepage Newsletter

Vendas a retalho sobem 5% no segundo trimestre

Por a 31 de Julho de 2017 as 17:36

As vendas de comércio a retalho subiram 5% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de uma evolução homóloga de 3% nos primeiros três meses do ano, as vendas a retalho no País continuam a subir.

O crescimento de 5% no segundo trimestre do ano deve-se à variação homóloga de 4,5% das vendas de produtos alimentares (no primeiro trimestre registaram um aumento de 2,8% face ao mesmo período de 2016) e ao crescimento de 6,3% das vendas de produtos não alimentares (4,6% no trimestre precedente).

Em junho a variação foi de 5,2% face ao mesmo mês do ano transato. O que representa uma desaceleração de 0,1 pontos percentuais face a maio de 2017, quando o volume de negócios dos retalhistas cresceu 5,3% em termos homólogos. O abrandamento deve-se ao agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma variação homóloga de 7,1% em maio para 6,4% em junho. Já os produtos alimentares verificam uma aceleração de 0,7 pontos percentuais, em termos mensais, registando em junho uma variação homóloga de 3,9%.

O emprego gerado pelo comércio a retalho apresenta uma variação homóloga de 3,4% em junho (3,5% no mês anterior) e o índice de remunerações cresceu 5,5% face ao mesmo mês do ano anterior, depois de registar uma subida de 8% em maio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *