Distribuição Homepage Newsletter

Lidl e Instituto de Socorros a Náufragos previnem banhistas para risco de agueiros

Por a 31 de Julho de 2017 as 19:13

O projeto Surf Salva para Todos, criado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a cadeia Lidl Portugal, vai percorrer as praias nacionais, durante esta época balnear, para ensinar os banhistas a atuarem perante os agueiros. Este fenómeno é responsável por “80% das ações de salvamento nas praias”, explica Tomás se Sousa Costa, diretor do ISN.

O projeto de prevenção arrancou a 30 de julho na praia de Matosinhos. Este ano, a iniciativa disponibiliza um simulador de agueiro – uma estrutura de dez por 2,5 metros, irrigada com água, que recria o efeito de um agueiro, para que os banhistas saibam reconhecer este fenómeno que se caracteriza por uma corrente marítima  forte. Não nadar contra a corrente, tentar flutuar e nadar paralelamente à costa são alguns dos conselhos que a equipa especializada do ISN dará.

A ação irá decorrer em seis praias, de norte a sul do País. Em três destas, a iniciativa será acompanhada por rastreios gratuitos (ver abaixo) oferecidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Na edição  do ano passado, a LPCC realizou aproximadamente 500 rastreios, tendo resultado na identificação precoce de cerca de 10% dos casos, reencaminhados para as unidades de saúde, para o devido acompanhamento e/ou tratamento.

Desta forma, e depois de ter promovido ações de sensibilização e de formação em salvamento aquático e suporte básico de vida, junto de 413 nadadores salvadores, surfistas e amantes de desportos náuticos, entre maio e julho deste ano, o projeto Surf Salva alarga agora a sua intervenção a todos os banhistas.

Datas e locais por onde passará a ação:

·      30 jul. – Praia de Matosinhos

·      6 ago. – Praia de Carcavelos (com rastreio à pele)

·      7 ago. – Praia Fonte da Telha (com rastreio à pele)

·      13 ago. – Praia da Rocha (com rastreio à pele)

·      14 ago. – Praia dos Pescadores, Albufeira

·      15 ago. – Praia de Montegordo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *