Projeto de calçado com inspiração amazónica vence Prémio Nacional Indústrias Criativas
A Iguaneye “Cloud” foi o projeto vencedor da nona edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas, promovido pela Super Bock e a Fundação Serralves. O projeto vencedor consiste num novo conceito de calçado, produzido a partir de um material flexível, designado elastómeros, o qual simula o efeito de andar descalço.
Inspirado no calçado usado pelos índios da Amazónia, o projeto recebeu o prémio de 15 000 euros e irá representar Portugal na competição internacional Creative Business Cup, que se realiza na Dinamarca no próximo mês de novembro.
No segundo lugar ficou o software 3D para áudio Sound Particles. Vocacionada para as áreas de entretenimento e efeitos sonoros, esta ferramenta foi já usada pelos estúdios de Hollywood (Skywalker, Universal, WarnerBros, Fox, Sony, Paramount, Pinewood, ParkRoad) em filmes como Batman vs Superman, Ninja Turtles 2, A Grande Muralha ou Ghostbusters. Além de receber 7000 euros do concurso que premeia as Indústrias Criativas, este projeto recebeu também a distinção “Born from Knowledge”, atribuída pela Agência Nacional de Inovação, que se associou pela primeira vez este ano ao concurso da Super Bock e da Serralves.
O terceiro prémio, que corresponde a 3000 euros, foi atribuído ao WonderCover, um acessório físico para tablets associado a apps mobile, que permite explorar jogos sociais que não tinham, até à data, plena representação digital.
Desde a primeira edição, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves já apoiou mais de 70 projetos, de um total de 2072 candidaturas recebidas. No ano passado, o grande vencedor foi a Noocity, uma startup dedicada ao desenvolvimento de equipamentos para agricultura urbana. Empresas bem sucedidas como Miss Can, Uniplaces, Musikki ou Hole 19 fazem igualmente parte da história do concurso.