Análise comScore: Receitas trazem audiência aos sites das marcas de alimentação
As mulheres lideram a audiência dos principais sites gastronómicos e de comércio de alimentos. Os conteúdos com receitas são os mais apelativos

Hipersuper
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
As mulheres lideram a audiência dos principais sites gastronómicos e de comércio de alimentos. Os conteúdos com receitas são os mais apelativos para os portugueses
Por Camilla Fonseca, Sales Director da comScore Portugal
Antigamente era comum encontrar famílias que passavam livros de receitas de geração em geração, com receitas secretas criadas há anos. Claro que é possível que ainda existam famílias que o façam, mas há também um novo movimento de pessoas a buscarem suas receitas na internet. Nesta edição vamos explorar o mercado culinário e o seu potencial crescimento no canal online.
De acordo com o último ranking da comScore (MMX, Desktops, maio de 2017, 15 e mais anos, casa e trabalho), o total de audiência na internet ficou em 5.481.270 visitantes únicos, bastante semelhante ao mês anterior. Deste total destacamos duas categorias específicas: Retail – Food (sites com conteúdo direcionado em sua maioria à comercialização de alimentos) e Lifestyle – Food (sites que falam sobre o mundo da gastronomia). Os sites da primeira categoria foram visitados por 5% da população digital. Já os sites de gastronomia foram visitados por quase 10% da população digital no mesmo período de maio de 2017. Pode observar-se uma maior propensão para cozinhar em casa ao invés de pedir comida com entrega ao domicílio. E, em ambas as categorias, a maior parte da audiência é composta por mulheres. A categoria gastronómica obteve 74.455 visitantes únicas do sexo feminino e somente na faixa etária de 55 e mais anos.
O site campeão em visitantes únicos na categoria gastronómica é o PETITCHEF.COM, com sofisticadas receitas à moda francesa, que ficou muito próximo dos 100 mil visitantes únicos em Portugal. Outro domínio em destaque é o português SABORINTENSO.COM, que foi visitado por 76 mil visitantes únicos. A propriedade disponibiliza diversas receitas em português, além de disponibilizar também a compra do conteúdo em papel. O brasileiro TUDOGOSTOSO.COM.BR também é um dos domínios em destaque no ranking, com 74 mil visitantes únicos em Portugal, além do PETISCOS.COM, domínio português visitado por 68 mil visitantes únicos em maio de 2017.
Quanto à métrica de visitas em Portugal, a propriedade que se destaca é a secção de receitas do MSN Lifestyle Portugal (msn.com/pt-pt/receitas), com mais de 312 mil visitas só no mês de maio. Mas, o que todas estas propriedades possuem em comum? As mulheres em maioria na sua audiência. Já no que diz respeito às faixas etárias, PETITCHEF e SABORINTENSO obtiveram mais mulheres na faixa dos 35 aos 44 anos, enquanto nos demais a faixa predominante é a dos 55 e mais anos.
Provável que a esta altura não seja necessário mencionar o quão importante é ter um site institucional, correto? Pois bem. Se este site oferecer um pouco mais do que detalhes técnicos e morada da empresa, certamente ele será mais relevante para o consumidor. O conteúdo de receitas é uma boa opção para os sites de produtos alimentícios, já que poderá auxiliar tanto na lembrança de marca do consumidor no ato da compra, como na compra em maior volume, já que terá em mente muitas alternativas de utilização do produto.
Esta é a tática utilizada por exemplo pelo site KNORR.PT, marca da Unilever Portugal para alimentos e condimentos. As páginas mais visitadas no site são justamente páginas que oferecem receitas específicas com os produtos da marca. No Facebook a marca já ultrapassou os 11 milhões de likes e também oferece ideias para utilização dos produtos.
A marca Vaqueiro, também pertencente ao grupo Unilever (Jerónimo Martins), aposta igualmente em uma secção específica com conteúdos de receitas. Neste mês de junho de 2017 a marca ainda destacou receitas para levar a festivais e sugestões de receitas para o mês dos Santos Populares. O VAQUEIRO.PT foi visitado em maio de 2017 um total de 33 mil visitantes únicos (somente em desktops), obteve 41 mil visitas e mais de 90 mil páginas vistas. A marca, muito conhecida pelos portugueses, mantém sua audiência frequente dentro dos últimos três anos. Em dezembro de 2017 chegou a somar 80 mil visitas.