Homepage Newsletter Produção

Ikea investe €7 milhões para produzir energia nas fábricas portuguesas

Por a 17 de Julho de 2017 as 15:20

A Ikea anunciou um investimento de 7 milhões de euros para colocar 18.240 painéis fotovoltaicos nas fábricas portuguesas. Os painéis vão ser instalados na cobertura e no parque de estacionamento das unidades industriais localizadas em Paços de Ferreira. O projeto para autoconsumo energético das fábricas de mobiliário vai cobrir uma área total de 70.745 metros quadrados. A conclusão está prevista para o início de 2018.

Em linha com a ambição de ser autossuficiente e utilizar apenas energia renovável nas suas operações, este projeto permitirá às unidades de produção da retalhista de origem sueca evitar a emissão de 2.358 toneladas de CO2, o equivalente à energia elétrica necessária para 2.797 casas. A energia gerada pelo novo projeto representa cerca de 14% do total de energia consumida pelas suas operações.

A divisão portuguesa da Ikea “Industry” emprega 1.300 colaboradores e exporta 93% da produção. A nível global, a divisão industrial conta com 19,000 colaboradores em 41 unidades de produção espalhadas por 10 países.

Também na área do retalho, a insígnia tem investido na sustentabilidade. A marca sueca iniciou no final de 2015 o projeto de instalação de 11 mil painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas quatro lojas, em edifício próprio, em Portugal – Alfragide, Matosinhos, Loures e Loulé. Este projeto envolveu um investimento total de 5 milhões de euros e permite que quase toda a energia renovável produzida pelos painéis solares (98%) seja utilizada por cada uma das lojas, o que, por sua vez, representa 25% do total da energia consumida.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *