Quem são os 10 maiores retalhistas?
Conheça o ranking dos 10 maiores retalhistas elaborado pela National Retail Federation, a maior associação de distribuidores que representa retalhistas norte-americanos e de mais 45 países. Os maiores retalhistas norte-americanos seguraram os primeiros quatro lugares da tabela mas todas as restantes posições do TOP 10 apresentam mudanças. Confira

Rita Gonçalves
Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
As quatro primeiras posições da edição de 2016 do “TOP 100 Retailers” mantêm-se inalteradas. Como já se esperava, o ranking anual, feito em parceria pela National Retail Federation (maior associação de retalho no mundo que representa retalhistas norte-americanos e de mais 45 países), da revista Store e da consultora Kantar, é liderado pela Walmart Stores. A maior retalhista do mundo alcançou em 2016 vendas de 362,8 biliões de dólares, um crescimento de 2,7% face a 2015.
“Com 55 anos de atividade, a Walmart é uma das mais antigas retalhistas do país mas continua a manter a energia e a mentalidade de uma startup”, sublinha Susan Reda, editora da revista Store.
Na segunda posição deste ranking continua a Kroger. No ano passado, a distribuidora alcançou um volume de negócios de 110,2 biliões de dólares, mais 6,1% face a 2015. A Costco completa o pódio das maiores retalhistas com vendas de 85,7 biliões de dólares, um crescimento homólogo de 2,7%.
A Home Depot, por sua vez, mantém-se na quarta posição da tabela. A cadeia alcançou vendas de 85 biliões de dólares em 2016, um crescimento anual de 7,3%.
“Os maiores retalhistas norte-americanos seguraram as suas posições cimeiras neste ranking porque se focaram na criação de valor em resposta às novas formas de compra”, sublinha o estudo da National Retail Federation.
As mudanças no ranking começam na quinta posição. Com um crescimento de vendas de 13% em 2016, a CVS Caremark sobe do sétimo para o quinto lugar desta tabela com vendas de 81,4 biliões de dólares.
Pelo contrário, a aliança entre a Walgreens e a Boots perde uma posição para ocupar em 2016 o sexto lugar do ranking com vendas de 79,2 biliões de dólares, ainda assim um crescimento de 3,5%.
A Amazon tem o maior crescimento em vendas do TOP 10 (+24,6%). A gigante do comércio online sobe para a sétima posição (estava na oitava na edição anterior) com vendas de 77 biliões de dólares.
A Target, por sua vez, desce da sexta para a oitava posição na edição deste ano e regista a maior queda em vendas (-5,9%) do TOP 10 para 69,4 biliões de dólares.
O crescimento de 5% em vendas no ano passado para 60,4 biliões de dólares permitiu à Lowe´s trocar de posição com a Albertsons e passar para o nono lugar deste ranking. A Albertsons fecha assim este TOP 10 com vendas de 58,6 biliões, em linha com o ano anterior.