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Endomarketing: “a nova” competência da administração empresarial

Por a 11 de Julho de 2017 as 12:43

Por Vânia Mascarenhas, Marketing and Inside Sales Director do Grupo Infos

A disrupção digital é uma realidade que está a impulsionar diversas mudanças nos ambientes de negócio de todos os segmentos de mercado e departamentos das empresas. Existe a necessidade de tornarem-se altamente adaptáveis, móveis, seguras e escaláveis para terem visibilidade e serem a opção para os consumidores e possíveis colaboradores (fornecedores, parceiros e funcionários).

Para as empresas se diferenciarem competitivamente é igualmente importante ‘olhar para dentro’ da organização e optarem por uma política de atração, retenção e motivação de talentos. O mercado de trabalho e as relações empresa/funcionário são cada vez mais voláteis e as organizações precisam ter estratégias de fidelização claras e sustentadas por uma gestão de Recursos Humanos (RH) participativa e interativa. O departamento de RH e de marketing funcionam cada vez mais como uma equipa para o conseguir.

O departamento de RH é a principal ferramenta para otimizar todos os processos e trazer os colaboradores para perto dos negócios, transformando-os em peças fundamentais para o desempenho da empresa. Sendo as organizações aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a gestão de pessoas para a obtenção dos resultados esperados.

Ao longo das últimas décadas, o departamento de RH apercebeu-se que as pessoas são dotadas de entusiasmo e desejo por crescimento e novas responsabilidades e querem ser parceiros das organizações das quais fazem parte. Assim, criar um laço estreito entre todos os níveis de relacionamento dentro e fora da organização e aumentar a fidelização, deu origem a uma nova área de administração denominada de Endomarketing (Marketing Interno) diretamente ligada à comunicação interna, trata-se de uma junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa.

O RH foca-se nas necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhoria e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho. O Endomarketing, indiretamente, auxilia no aumento considerável do rendimento da empresa – quando os colaboradores estão satisfeitos com o lugar onde trabalham, o seu rendimento é melhor.

Isto demonstra a crescente importância dos RH no sucesso de uma empresa e a procura de formas de fidelizar o principal ativo da empresa – as pessoas. Isso diminui certos gastos dentro da empresa e aumenta os resultados positivos.

Com o grande acesso a tecnologia por parte dos funcionários, quer a nível pessoal como profissional, a comunicação por esse meio em prol da gestão de pessoas é muito utilizada para a melhoria, manutenção e solução a diversos níveis.

As empresas digitalizadas, que possuem os dados dos funcionários organizados e atualizados, assim como planos de carreira demonstram que valorizam os profissionais e despertam o interesse de todos em trabalhar nela e colaborar proactivamente nas burocracias e ações da empresa.

Uma solução de software ‘Self Service’ simplifica todos os processos e torna a gestão de equipa interativa, permite ao responsável de RH libertar-se de procedimentos rotineiros e focar-se nas pessoas gerindo os seus talentos em prol do sucesso da organização.

Com uma interface intuitivo os funcionários passam a gerir facilmente a sua informação e documentação refletindo-se na rastreabilidade dos dados como uma certeza e assegurando a segurança e privacidade. Processos como a inclusão dos documentos no sistema, recrutamento, necessidades de formação, higiene e medicina no trabalho, gestão de despesas, KPI, análises (relatórios) e gestão de carreiras, passam a ser tão simples e naturais como atualizar as redes sociais – em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Uma solução ‘self service’, como o pplPortal, é desenvolvida a pensar no departamento de RH e na organização como uma entidade que gere negócios através do sucesso dos seus funcionários – Uma plataforma de RH para os anos 2020 que apresenta a Tecnologia como Facilitadora da Gestão da Comunicação interna. Investir tempo e dinheiro para contratar, treinar e desenvolver um funcionário impacta não só as suas aptidões como as opiniões, a qualidade dos produtos, a imagem corporativa da empresa e a sua perceção no mercado.

Foque a sua atenção no principal cliente (e ativo) da empresa – as pessoas!

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