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Amazon regista patente que permite bloquear em loja comparação de preços online

Por a 22 de Junho de 2017 as 17:19

Na mesma semana em que adquiriu a cadeia de supermercados Whole Foods, a Amazon registou a patente de uma tecnologia que permite redirecionar e bloquear o acesso online a dados de produtos dos seus concorrentes, quando os clientes utilizam a rede WiFi das suas lojas.

Designada “Physical Store Online Shopping Control” (controlo de compras online em lojas físicas), a tecnologia permite, segundo o portal Engadget, examinar o que os consumidores em loja, uma vez conectados à rede WiFi do espaço, estão a pesquisar nos seus dispositivos móveis e detetar quando acedem a sites de retalhistas concorrentes.

Desta forma, a Amazon pode agir para evitar a comparação de preços. As possibilidades passam por bloquear por completo o acesso aos mesmos ou redirecionar a navegação para outra página. Além disso, esta tecnologia viabiliza ações como o envio de ofertas personalizadas, descontos ou recomendações de outros produtos, consoante a atividade anterior do cliente.

De acordo com a descrição da patente, citada pelo portal Techcrunch, o retalhista pode intercetar a pesquisa de preços da concorrência para oferecer de seguida o mesmo preço, incentivar a venda através de cupões, enviar informação sobre itens complementares ou enviar até junto do cliente um colaborador para dar suporte pessoalmente.

Não obstante todas as possibilidades, não se sabe ainda como a empresa de Jeff Bezzos vai utilizar a patente, sendo que, em primeira instância, esta permite à Amazon defender a sua posição no mercado frente a futuras investidas dos seus concorrentes, já que impede outras cadeias de adotarem a mesma tecnologia nas suas lojas.

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