Homepage Newsletter Produção

Concurso ClimateLaunchpad seleciona melhores projetos lusos com benefícios climáticos

Por a 21 de Junho de 2017 as 17:44

Realiza-se esta quinta-feira (22 de junho) a final nacional do ClimateLaunchpad, no qual serão selecionadas as três melhores ideias de negócio com base em tecnologias amigas do ambiente e que promovam a eficiência energética, as quais irão representar Portugal na final europeia.  

O evento internacional, promovido no País pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e pela SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação), tem como objetivo financiar projetos com benefícios climáticos. No último ano, a iniciativa recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros.

Este ano, estão a concurso a nível nacional um pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo; nanossensores que ajudam a avaliar a qualidade de produtos; um tecido que carrega baterias; uma tecnologia para melhorar a climatização de edifícios; uma app para os motoristas melhorarem a sua condução reduzindo o consumo de combustível e emissão de CO2; e uma solução para facilitar a relação entre proprietários e instaladores de painéis solares.

Os três melhores projetos lusos serão conhecidos esta quinta-feira pelas 14h30 no Auditório do Edifício Central do UPTEC. Os vencedores, além de irem representar o País na final europeia, terão acesso direto à Escola de Startups do UPTEC, a horas de apoio jurídico da Telles de Abreu Advogados e à presença com um stand na Porto Water Innovation Week, evento promovido pelas Águas do Porto.

A competição a nível europeu, que se realiza em outubro próximo no Chipre, vai atribuir dez mil euros ao primeiro classificado e 5000 e 2500 euros aos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *