Homepage Newsletter Produção

Já conhece a ferramenta para monitorização dos preços dos alimentos na UE?

Por a 20 de Junho de 2017 as 16:05

Está disponível no portal do Eurostat uma ferramenta que permite consultar a evolução dos preços dos bens alimentares praticados ao longo das cadeias de valor na União Europeia. O objetivo é aumentar a transparência e a competitividade entre os vários parceiros da cadeia agroalimentar, assim como amenizar a volatilidade dos preços.

A ferramenta engloba os valores apresentados aos agricultores, à indústria alimentar e ao consumidor final, facilitando a comparação dos índices ao longo das várias fases pelas quais passa o produto, do campo ao linear.

Depois de uma primeira versão da “Food Prices Monitoring Tool” criada em 2008, o Gabinete de Estatística da União Europeia (Eurostat) está a desenvolver e aperfeiçoar, com a colaboração dos Estados-membros, a ferramenta para monitorização dos preços de produtos alimentares, após em 2009 a Comissão Europeia ter endereçado ao Parlamento europeu o comunicado “A better functioning food supply chain in Europe” (Um melhor funcionamento para a cadeia de abastecimento na Europa).

O documento dá conta de que a queda dos preços dos produtos agrícolas não se traduziu de forma equivalente na redução de preços para a indústria e consumidores finais. Os setores agrícolas, indústria transformadora e distribuição, em conjunto, têm impacto na vida de todos os cidadãos europeus, já que a alimentação representa, em média, 16% das despesas familiares.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *