PUB
Edição digital
PUB
Alimentação e Bebidas

Higiene do lar: única categoria em que marcas de fabricante crescem acima das de distribuição

As vendas de Bens de Grande Consumo em Portugal totalizaram os 3 150 703 mil euros até 21 de maio, um crescimento de 3,8% face ao período homólogo, de acordo com o Scantrends da Nielsen. Na última quadrissemana analisada pela consultora, as vendas no mercado de grande consumo cresceram 5,8%, sendo as marcas de distribuição as que apresentam melhores resultados em todas as categorias, à exceção da de Higiene do Lar

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Higiene do lar: única categoria em que marcas de fabricante crescem acima das de distribuição

As vendas de Bens de Grande Consumo em Portugal totalizaram os 3 150 703 mil euros até 21 de maio, um crescimento de 3,8% face ao período homólogo, de acordo com o Scantrends da Nielsen. Na última quadrissemana analisada pela consultora, as vendas no mercado de grande consumo cresceram 5,8%, sendo as marcas de distribuição as que apresentam melhores resultados em todas as categorias, à exceção da de Higiene do Lar

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Costa Boal lança o seu primeiro Rosé
Bebidas
Sabe bem neste verão: a sugestão de Raul Silva, diretor da Manzwine
Bebidas
Academia Ponto Verde de regresso com a maior edição de sempre
ESG
Continente chega a Aljustrel
Retalho
Pingo Doce reforça garrafeira com quatro novos lançamentos
Bebidas
Inteligência Artificial na Black Friday: Guia Grátis da E-goi Reúne Especialistas e Dicas Exclusivas
BRANDED
Aldi Portugal lança campanha “Stop Stress”
Retalho
ID Logistics implementa sistema de picking inovador
I&D
Bimi patrocina o maior prémio de fotografia de comida do mundo
Alimentar
Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom
Bebidas
PUB

As vendas de Bens de Grande Consumo em Portugal totalizaram os 3 150 703 mil euros até 21 de maio, o que representa um crescimento de 3,8% face ao período homólogo.

De acordo com os últimos indicadores de mercado apurados no estudo quadrissemanal Scantrends, da consultora Nielsen, entre 24 de abril e 21 de maio as vendas de bens de grande consumo no País cresceram 5,8% face ao mesmo período em 2016. São as marcas da distribuição que apresentam melhores resultados nestas últimas quatro semanas analisadas, mostrando um crescimento homólogo de 7,3%, “o mais elevado dos últimos 12 meses”.

PUB

Por sua vez, as marcas de fabricante registam um aumento de 5% em vendas face às quatro semanas anteriores, sendo a categoria de Higiene do Lar a única em que estas marcas apresentam um crescimento superior ao das de distribuição (7,9% versus 4,4%). Englobando ambas as marcas, os produtos de higiene para casa cresceram 6,8%, o que representa um dos resultados mais elevados do último ano.

A categoria de Bebidas voltou a ser neste último período analisado pela Nielsen a mais dinâmica, com um crescimento de 13,4% em vendas. Desta vez, foram as bebidas sem álcool que cresceram acima das alcoólicas, explica a consultora. Enquanto as marcas de distribuição atingiram aumentos de 17,7%, as de fabricante ficaram com ganhos de 12,5%.

Os bens de Alimentação subiram 4,3% na quadrissemana finda a 21 de maio, com as marcas da distribuição a absorverem um crescimento de 6,5% contra os 2,8% dos produtos de fabricante.

Por último, a categoria de Higiene Pessoal apresenta um crescimento de 3,1% sobre um período homólogo em que decrescia 2,3%. As marcas de distribuição crescem 7,5% enquanto as marcas de fabricante registam um aumento de 1,7%.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
I&D

ID Logistics implementa sistema de picking inovador

Esta solução representa um avanço significativo no processo de picking, aumentando a produtividade e contribuindo para o bem-estar dos colaboradores, sublinha a ID Logistics.

Hipersuper

A ID Logistics deu mais um passo rumo à inovação com a implementação de um sistema de picking para unidades, caixas completas e paletes. O sistema “3 Jumps” permite reforçar os requisitos de alta qualidade e desempenho, gerindo de forma mais eficaz a preparação de várias encomendas, enquanto otimiza as deslocações e elimina erros através da validação do peso por linha, avança a empresa.

Esta tecnologia permite processar até 16 pedidos em simultâneo, reduzindo em média 30% o tempo de preparação e as deslocações dos colaboradores, com menor esforço, graças ao equipamento motorizado. Equipada com um sistema LED e uma câmara frontal que, através da cor, identifica o estado da encomenda e alerta para qualquer ocorrência durante o processo de picking, o ecrã apresenta todas as informações relativas ao pedido, como a quantidade de artigos por caixa, facilitando o trabalho do colaborador ao longo de todo o processo.

Além disso, o sistema integra um registo fotográfico e de peso por cada quantidade agregada ao pedido.

“Mantemos firme o compromisso de melhorar continuamente a forma como executamos as nossas tarefas, simplificando o trabalho dos nossos colaboradores e reforçando a eficiência junto dos nossos clientes”, afirma Gonçalo Silveira, site manager pharma da ID Logistics. “Com o sistema ‘3 Jumps’, reafirmamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto nos preparamos para enfrentar as exigências de mercado que os nossos clientes encaram diariamente”, acrescenta.

Este novo sistema de picking oferece uma melhoria significativa no trabalho dos colaboradores, sendo manobrável e proporcionando total liberdade de movimentos. Comparado com sistemas anteriores, o sistema “3 Jumps” destaca-se pela sua ergonomia, redução do esforço na movimentação da carga, validação de peso, confirmação de etapas e um esquema de cores para distinguir os diferentes estados de preparação da encomenda.

Após a validação do artigo e leitura do código com o scanner ótico portátil, o sistema determina o lote e informa as quantidades necessárias. O colaborador, então, coloca as unidades nas caixas, valida o peso e, se não houver divergências, atualiza a nova localização do picking.

Além de beneficiar os colaboradores, esta inovação também melhora a experiência do cliente. A qualidade da entrega é aprimorada graças à validação da carga, à eficiência na ocupação dos volumes enviados e ao registo de peso e fotográfico por linha, que permite detetar divergências de forma célere, destaca a ID Logistics.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Yang Zhonghua (vencedor geral e da categoria ‘Champagne Taittinger Food for Celebration’ em 2024) | World Food Photography Awards

Alimentar

Bimi patrocina o maior prémio de fotografia de comida do mundo

Anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, o concurso passa a chamar-se World Food Photography Awards e é patrocinado por Bimi. As inscrições para a edição de 2025 do maior prémio de fotografia de comida do mundo estão abertas até 09 de fevereiro do próximo ano.

Hipersuper

O World Food Photography Awards, anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, está aberto a fotógrafos amadores e profissionais que demonstrem “a sua competência técnica e criatividade”, celebrando histórias de comida de todo o mundo, “seja através de fotografia de paisagem, retrato, viagem, casamento, fotojornalismo ou qualquer outro estilo”, informa a organização do WFPA. Haverá um prémio principal de 5936 euros (5.000 libras esterlinas) e todas as imagens finalistas serão exibidas nas Mall Galleries, em Londres.

“Esta mudança de nome é uma grande e feliz evolução para nós, feita para refletir o prestígio, alcance, gravitas e dimensão global dos Prémios, que entram agora no seu 14º ano”, explica Caroline Kenyon, fundadora dos Prémios.

WFPA Bimi

Em 2025, a Bimi será o patrocinador principal do concurso que inclui mais de 25 categorias e reconhece “que a comida toca vidas de formas diversas – desde o cultivo, colheita e confeção, até ao consumo, celebração e sobrevivência”, destaca a organização. Na edição de 2025 o Prémio apresenta uma nova categoria – a ‘World of Drinks’, que celebra fotografia de bebidas. Esta categoria junta-se à Errazuriz Wine Photographer of the Year, dedicada a imagens sobre tudo o que envolve a área vinícola.

Outra novidade é o ‘Prémio Bimi’, que será atribuído apenas à imagem mais deslumbrante, selecionada da lista de finalistas, que melhor represente as frutas e/ou vegetais frescos.

Caroline Kenyon afirma o entusiasmo “por ter como parceiro uma marca global tão respeitada, que pertence à prestigiada empresa japonesa de sementes Sakata, com 111 anos de existência, ainda de gestão familiar”.

Azim Khan Ronnie (2024) | World Food Photography Awards

Já Dave Samuels, diretor global da Bimi, destaca o prazer da marca em ser o patrocinador principal dos World Food Photography Awards. “Estes prestigiados Prémios são uma celebração única da forma como a comida toca vidas em todo o mundo, e uma iniciativa que, como marca global de alimentos, é crucial que apoiemos. Estamos ansiosos por colaborar com a Caroline e a sua equipa, com quem partilhamos valores como qualidade, integridade e sustentabilidade”, sublinha.

Edição 2024 premiou três fotógrafos portugueses

O prestigiado fotógrafo de comida David Loftus preside o  juri dos World Food Photography Awards 2025. O painel global de jurados inclui ainda Henrique Sá Pessoa, Chef galardoado com estrelas Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do World Food Programme.

Recorde-se que a edição de 2024 distinguiu três fotógrafos portugueses: André Boto, António Bernardino e Ana Misskind. André Boto destacou-se com o segundo lugar na categoria ‘Hotel Art Group Cream of the Crop’ e com duas distinções ‘Highly Commended’ na categoria de ‘MPB Award for Innovation’. António Bernardino obteve o prémio ‘Highly Commended’ na categoria ‘Food in the Field’ e Ana Misskind foi distinguida com a posição ‘Highly Commended’ na categoria ‘Production Paradise Previously Published’.

“Significa muito estar entre os finalistas e receber uma distinção nesta competição, pois é o concurso de fotografia de comida mais prestigiado do mundo”, sublinha André Boto, finalista português, para quem “o desafio em si é extremamente inspirador”. “Na fotografia de alimentos, às vezes parece que tudo já foi feito. O que me inspira é exatamente o uso da criatividade para criar imagens fora do comum, surpreendendo o público e os jurados. Criar um efeito de surpresa e uma estética diferente é, para mim, o grande desafio, e acredito que há espaço no mercado para grandes e novas ideias”, acrescenta.

Mais informações sobre o WFPA e sobre como concorrer estão disponíveis em www.worldfoodphotographyawards.com As inscrições encerram a 06 de fevereiro de 2025.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Henkell Freixenet adquire a totalidade do capital da Vinicom

A Henkell Freixenet reforça a sua posição em Portugal ao adquirir a totalidade do capital da distribuidora nacional Vinicom. A transação aconteceu na semana passada.

Francisco de Sousa Coutinho e Henkell Freixenet fundaram a Vinicom em 2004, com a Henkell Freixenet a deter 49,5 % das acções. Desde então, a Vinicom tem sido o parceiro de distribuição das marcas da Henkell Freixenet no mercado português. Com esta aquisição, a Henkell Freixenet assume o controlo total da empresa.

Além da distribuição de vinhos espumantes e tranquilos da Henkell Freixenet, a Vinicom distribui marcas portuguesas como os Lavradores de Feitoria, a Quinta do Vale Meão, a Quinta de Sto António, a Howard’s Folly e os vinhos do Porto Blackett, entre muitas outras.

“Expressamos o nosso sincero agradecimento a Francisco de Sousa Coutinho e a toda a equipa da Vinicom pela parceria de confiança e pelo excelente trabalho ao longo de todos estes anos”, afirma Alfred Oetker, Presidente do Conselho de Supervisão da Henkell Freixenet.

Andreas Brokemper, CEO da Henkell Freixenet, acrescenta que “vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto, em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses”.

Já Francisco de Sousa Coutinho, da Vinicom, sublinha a importância da missão de desenvolver o mercado português “através da construção das marcas dos nossos parceiros e da oferta de produtos de excelente qualidade”. “Estamos satisfeitos pelo facto de a Henkell Freixenet continuar este trabalho árduo e explorar novas oportunidades de crescimento para o mercado”, refere em comunicado.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Bebidas

Adega de Monção espera “uma ótima produção vitivinícola”

A Adega de Monção perspetiva “uma ótima produção vitivinícola”, como resultado da maturação e qualidade da uva nas vindimas de 2024

Hipersuper

A Adega Cooperativa Regional de Monção já começou a receber as uvas dos seus associados.

“Já começaram as entregas de uva na Adega de Monção no âmbito da campanha das vindimas de 2024, que decorre de 5 a 24 deste mês, feitas por 26 profissionais que fazem da vindima uma arte, 13 em Monção, 13 em Melgaço, a cujo trabalho se junta o das três dezenas de colaboradores da Adega de Monção, totalizando mais de meia centena de pessoas envolvidas no processo das vindimas de 2024”, destaca a Adega de Monção num comunicado.

Além destes, são centenas os sócios e familiares que se juntam a este trabalho no território de Monção e Melgaço.

As primeiras uvas a chegar à Adega de Monção foram das castas Alvarinho e Trajadura mas, nas próximas semanas vai receber, das mãos dos produtores, mais uvas destas castas e de Alvarinho e Tinto.

As vindimas fazem-se e simultâneo em ambos os polos da Adega, Monção e Melgaço, mas em dias separados consoante conforme sejam Trajadura, Alvarinho ou Tinto, “para que possam ter a dedicação que cada conjunto vindimado merece”, sublinha a Cooperativa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Sabe bem neste verão: as sugestões de Joana Santiago, produtora da Quinta de Santiago

Joana Santiago sugere vinhos cheios de frescura e boa acidez, sejam eles brancos, tintos ou rosés. Para a produtora da Quinta de Santiago os vinhos da Região dos Vinhos Verdes encaixam-se na perfeição neste perfil.

Hipersuper

“As melhores ofertas para esta estação são vinhos cheios de frescura e boa acidez, sejam eles brancos, tintos ou rosés, sejam mais leves para disfrutar de um copo de vinho numa esplanada ou acompanhar uma salada ou mais complexos e estruturados para longas conversas de verão à mesa” refere Joana Santiago, produtora da Quinta de Santiago.

Joana Santiago não tem dúvidas: “os Vinhos da Região dos Vinhos Verdes encaixam-se na perfeição neste perfil. Vinhos com notas salinas e mais minerais que casam na perfeição com peixe e marisco do nosso mar são também excelentes ofertas para o Verão”.

A Quinta de Santiago “foca-se na produção de vinhos autênticos, onde impera a frescura e salinidade, a bonita acidez da Sub-Região de Monção e Melgaço e por natureza o verão será a melhor fase do ano para a sua venda”, conclui o rosto deste projeto familiar que uniu as 3 gerações da família Santiago.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pingo Doce oferece bibliotecas às alas pediátricas dos hospitais de Portugal

Cada biblioteca terá livros infantis editados em exclusivo para o Pingo Doce, e cada ala pediátrica receberá várias casinhas bibliotecas, com 30 livros cada.

Hipersuper

O Pingo Doce vai oferecer bibliotecas com livros infantis aos hospitais pediátricos e alas pediátricas com internamento dos hospitais de todo o país, numa ação “que procura aproximar as crianças dos livros e insere-se num dos eixos de responsabilidade social” da empresa, explica a insígnia de retalho do Grupo Jerónimo Martins.

Cada biblioteca estará equipada com livros infantis editados em exclusivo para o Pingo Doce, direcionados para idades compreendidas entre os dois e os 12 anos, e o terá o formato de casinhas tipicamente portuguesas. Cada ala pediátrica receberá várias casinhas bibliotecas, com 30 livros cada, consoante a dimensão dos serviços de internamente de pediatria.

Entre as obras infantojuvenis exclusivas da insígnia estão alguns livros vencedores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, como ‘O Livro que não sabia o que queria ser’, de Márcio Martins e de Cláudia H. Abrantes, e o ‘Avó Minguante’ de Daniela Leitão e de Catarina Silva, além de outros títulos lançados pelo Pingo Doce, como ‘O Incrível Livro dos Porquês’, ‘O Leão da Biblioteca’ ou o ‘Capuchinho Vermelho’ da Coleção Histórias de Encantar.

“Conscientes da importância da leitura na infância, é para nós muito gratificante contribuir para que as crianças em contexto hospitalar possam manter os seus hábitos de leitura e tudo de bom que a leitura lhes pode proporcionar. Acreditamos que a recriação destes simbólicos ‘Bairros de Leitura’ – formados pelas bibliotecas em forma de casinhas, que entregaremos aos hospitais pediátricos de todo o país – representarão mais do que os livros e as histórias que carregam”, destaca Filipa Pimentel, diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce.

Contamos que sejam também uma nova fonte de alegria e companhia para as crianças em internamento. O Pingo Doce está próximo das famílias portuguesas em todos os momentos. Este é, sem dúvida, mais um”, acrescenta.

A empresa promove o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que este ano assinala a sua 11ª edição, com o intuito de incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Não Alimentar

Interhigiene investe três milhões de euros na automatização da sua linha de produção e embalamento

Com este investimento, a Interhigiene passa a poder operar em regime contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana. Inicialmente, a nova linha funcionará em dois turnos consecutivos, das 6 às 22 horas, permitindo, desde já, um aumento significativo da sua capacidade produtiva diária, avança a empresa de Guimarães.

Hipersuper

A Interhigiene dá mais um passo significativo na modernização das suas operações com o lançamento do projeto “Robótica Interhigiene 4.0.” Segundo a empresa portuguesa, este investimento, de cerca de três milhões de euros, tem como objetivo otimizar os processos produtivos do grupo, especialmente na sua fase final de produção, com a introdução de seis Linhas Automáticas de Encaixotamento e Paletização.

Além de um salto em eficiência operacional, a concretização deste projeto permitirá um aumento significativo na velocidade de produção e uma redução dos tempos de ciclo, agilizando todo o processo de encaixotamento e paletização, até agora realizados manualmente, acrescenta em comunicado.

A automatização das linhas também trará melhorias em termos de precisão e qualidade, reduzindo perdas e diminuindo os custos operacionais associados a produtos danificados.

Para além dos ganhos imediatos, o projeto “Robótica Interhigiene 4.0” abre portas a novas oportunidades de crescimento e inovação, posicionando a empresa, sediada em Guimarães, na vanguarda da competitividade industrial. Este avanço não só impulsiona a capacidade produtiva da Interhigiene, como também reafirma o seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação, refere ainda.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Sabe bem neste verão: as sugestões de Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna

Carlos Codesso apresenta as suas sugestões para os dias mais quentes.

Hipersuper

A primeira recai no Espumante Rosé. “Um vinho que resulta da combinação harmoniosa das castas Brancelho, Pedral, Vinhão e Alvarinho. De sabor frutado, elegante e harmonioso, apresenta-se como um néctar leve e fresco, ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos ou pratos de peixe e que deve ser bebido entre 6-8ºC, sendo uma excelente opção para celebrações e eventos ao ar livre” apresenta.

Carlos Codesso sugere também o Alvarinho Dona Paterna. “É um clássico. Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves e deve ser bebido entre 10-11ºC”, diz.

O produtor da marca de vinhos de Melgaço sugere ainda outros dois vinhos de “excelência muito procurados nesta altura”: o Alvarinho Trajadura e o Rosé Dona Paterna. “O vinho Alvarinho Trajadura Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa da casta Alvarinho com a casta Trajadura. Apresenta uma cor amarela citrina, aroma elegante e mineral e delicado paladar. Néctar ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 8-9ºC. O Rosé Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa das castas Brancelho, Pedral e Vinhão. Um néctar leve e refrescante, ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos ou pratos de peixe. Deve ser bebido entre 8-12ºC”, conclui.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Diálogo estratégico sobre agricultura na UE defende que o momento da mudança é agora

O relatório do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, solicitado pela presidente da Comissão Europeia, salienta, entre outros aspetos, o papel dos mercados, dos hábitos alimentares e da inovação para impulsionar a sustentabilidade na agricultura na UE.

A Comissão Europeia divulgou o relatório final com as conclusões do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, entregue a Ursula von der Leyen pelo responsável pelo grupo de trabalho, Peter Strohschneider e dirigido à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu, aos Estados-Membros e às partes interessadas.

Intitulado ‘Uma perspetiva partilhada para a agricultura e a alimentação na Europa’, apresenta uma avaliação dos desafios e oportunidades e reúne um conjunto de recomendações que vão orientar o trabalho da Comissão Europeia na definição da sua ‘Visão para a Agricultura e a Alimentação’, a ser concretizada nos primeiros 100 dias do segundo mandato da presidente da Comissão Europeia.

O documento sublinha que a produção alimentar e agrícola é uma parte essencial da sociedade e da segurança europeias e que a diversidade da alimentação e da agricultura europeias constitui um trunfo importante. Existe um consenso entre os membros do diálogo estratégico de que a sustentabilidade económica, ambiental e social no setor agroalimentar pode reforçar-se mutuamente, especialmente quando apoiada por medidas políticas coerentes. O papel dos mercados, dos hábitos alimentares e da inovação para impulsionar a sustentabilidade também é salientado.

“Ações decisivas” para enfrentar os desafios

O relatório alerta para a necessidade de serem tomadas “ações decisivas” para enfrentar os desafios que enfrenta o setor da agricultura na União Europeia. “A transição deve ser concebida de forma a conduzir a sistemas agroalimentares mais resilientes, sustentáveis, competitivos, rentáveis e justos. Um sistema económica, social e ecologicamente equilibrado é menos de maximizar os fatores de produção individuais, mas sim otimizar os benefícios em termos de sustentabilidade, resiliência, rentabilidade e maior responsabilidade, não só para os atores da agricultura, mas também para as comunidades rurais, a sociedade civil e atores políticos”, lê-se no sumário do documento.

Sublinhando que “é mais importante do que nunca” haver confiança e cooperação entre todas as partes interessadas, acrescenta que é preciso haver bases e objetivos partilhados para orientar a transição do setor, os quais o grupo de trabalho resumiu em dez princípios políticos orientadores:

1. O momento da mudança é agora;

2. A cooperação e o diálogo em toda a cadeia de valor alimentar são fundamentais;

3. As medidas políticas devem ser coerentes e criar ambientes favoráveis poderosos baseados em sinergias frutuosas;

4. A produção alimentar e agrícola desempenha um desempenham um papel estratégico no novo contexto geopolítico como parte essencial da segurança europeia;

5. O papel dos jovens na agricultura e nas zonas rurais e a diversidade dos sistemas alimentares e agrícolas europeus e dos sistemas agrícolas europeus constituem um trunfo importante;

6. A sustentabilidade económica, ambiental e social económica, ambiental e social podem reforçar-se mutuamente;

7. Os mercados devem impulsionar a sustentabilidade e a criação de valor e a criação de valor em toda a cadeia e internalizar melhor as externalidades;

8. As oportunidades da tecnologia e da inovação devem ser aproveitadas para apoiar a a transição para sistemas agroalimentares mais sustentáveis;

9. A transição para regimes alimentares equilibrados, mais mais saudáveis e mais sustentáveis é essencial para uma transição bem sucedida;

10. As zonas rurais atrativas são de importância crucial importância crucial para a segurança alimentar, a viabilidade viabilidade futura da sociedade e da democracia liberal.

Cabaz alimentaçãoCinco recomendações à Comissão

Anunciado por Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União em setembro de 2023 e lançado em janeiro de 2024, o Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura da UE, reuniu 29 principais partes interessadas dos setores agroalimentares europeus, da sociedade civil, das comunidades rurais e meio académico para alcançar um entendimento e uma visão comuns para o futuro dos sistemas agrícolas e alimentares da UE.

Elaborou cinco recomendações que foram agora entregues à Comissão Europeia:

1. Trabalhar em conjunto para um futuro sustentável, resiliente e competitivo: aborda a necessidade de adaptar a PAC no contexto da transição em curso para sistemas alimentares mais sustentáveis e competitivos, a importância do reforço da posição dos agricultores na cadeia de valor alimentar, acesso ao financiamento e o papel do comércio e dos padrões internacionais;

2. Avançar em direção a sistemas agroalimentares sustentáveis: referem o apoio e promoção de práticas agrícolas sustentáveis, incluindo a pecuária, e defendem uma maior sensibilização sobre o bem-estar animal e a capacitação dos consumidores para escolherem dietas sustentáveis e equilibradas;

3. Promover a resiliência transformadora: face aos crescentes riscos ambientais, climáticos, geopolíticos e económicos, o relatório descreve a necessidade de reforçar as ferramentas de gestão de riscos e de gestão de crises, bem como de melhor preservar e gerir as terras agrícolas, promover uma agricultura resiliente à água e desenvolver abordagens inovadoras de melhoramento de plantas;

4. Construir um sector atrativo e diversificado: integra a importância da renovação geracional e da igualdade de género, bem como de áreas rurais e sistemas agroalimentares dinâmicos e da necessidade de proteger os trabalhadores;

5. Melhor acesso e utilização do conhecimento e da inovação: as recomendações concluem que o acesso ao conhecimento e às competências deve ser facilitado e que a digitalização é uma oportunidade.

Caberá agora à Comissão avaliar as recomendações do relatório para criar uma nova plataforma que reúna intervenientes de todo o setor agroalimentar, da sociedade civil e do mundo da ciência para continuar a refletir sobre estratégias para tornar os sistemas agroalimentares mais sustentáveis e resilientes.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Vinhos Verdes, Vinhos do Douro e ASAE reforçam cooperação para esta vindima

Dora Simões, Presidente da CVRVV, Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP, IP e Luís Lourenço, Inspetor-Geral da ASAE, na Casa dos Vinhos Verdes, para troca de informações e partilha de conhecimentos no âmbito das suas atribuições e competências, no que se refere aos planos operacionais de controlo para as DO Vinho Verde e DO Douro e Porto.

Hipersuper

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) promoveram, esta quinta-feira, uma sessão conjunta de Coordenação Técnica de Controlo da Vindima 2024, no seguimento dos compromissos assumidos pelas entidades na garantia da rastreabilidade das uvas dos respetivos produtores, assegurando o cumprimento da Lei em matérias relacionadas com a defesa das Denominações de Origem (DO) e Indicação Geográfica (IG).

A continuidade da cooperação institucional e a adequada articulação entre estas entidades nos domínios de ação que visam o controlo da qualidade dos produtos de origem vitivinícola, é garante de um maior rigor e acompanhamento, condições essenciais para a promoção e defesa do setor vitivinícola nacional para reforçar o controlo da origem dos Vinhos Verdes e dos Vinhos do Douro e do Porto.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.